4 de dezembro de 2020

Provas do Programas de Residência Médica e Residência Multiprofissional acontecem no domingo (6)

As provas do processo de seleção dos Programas de Residência Médica e Residência Multiprofissional da Secretaria de Estado da Saúde acontecem no domingo (6), no Campus da Faculdade Pitágoras, no bairro Turu II, na capital São Luís. As provas terão início às 13h (horário de Brasília) e vão até às 17h, com exceção para os candidatos inscritos em cancerologia cirúrgica e urologia, nestas duas especialidades as provas acontecem das 13h às 15h. É obrigatório o uso de máscaras.

Os programas de Residências em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (SES) têm como proponente a Escola de Saúde Pública e, como executora dos programas, a Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh). Elas são realizadas em unidades públicas de saúde do estado.

Ao todo, estão sendo ofertadas 31 vagas na Residência Médica, nas áreas de cancerologia cirúrgica, ortopedia e traumatologia, no Hospital de Câncer do Maranhão; clínica médica, cirurgia geral, cirurgia básica, dermatologia e urologia, no Hospital Carlos Macieira; pediatria no Hospital Juvêncio Mattos; e psiquiatria no Hospital Nina Rodrigues.

Já para a Residência Multiprofissional são 24 vagas, nas áreas de: atenção em oncologia no Hospital de Câncer do Maranhão; atenção em neonatologia no Hospital Juvêncio Mattos; e atenção em terapia intensiva adulto no Hospital Carlos Macieira.

Este ano, foram 2.054 inscritos entre Residência Médica e Multiprofissional, entre médicos, odontólogos, farmacêuticos, fisioterapeutas, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos e assistentes sociais.

“As Residências em Saúde constituem em programas de pós-graduação lato sensu que têm a missão de promover a qualificação de profissionais para desenvolver habilidades e competências orientadas pelas diretrizes e princípios do SUS. A grande procura nos leva a compreender que o estado do Maranhão tem se fortalecido como polo de ensino em saúde”, destacou a chefe da Residência Saúde, Fernanda Lima.

O resultado final está previsto para ser divulgado no dia 22 de janeiro de 2021, no site iasdoficial.org; as matrículas devem ser feitas no prazo de 1º a 5 de fevereiro e a residência começa no dia 3 de março.

Eduardo Ericeira