6 de março de 2020

Programa Mais Cirurgias do Governo do Estado beneficia pacientes de Timon e região

O Hospital Regional Alarico Pacheco, em Timon, avança com o programa Mais Cirurgias, do Governo do Maranhão. Foram realizados procedimentos de média complexidade, de casos como hérnias inguinais, umbilicais, frênulo lingual, sinéquia vaginal e fimose. 

De acordo com o diretor clínico do Hospital Regional Alarico Pacheco, Candilberto Filho, na programação do Mais Cirurgias, realizado no sábado último de fevereiro (29), vinte e seis cirurgias pediátricas foram realizadas. “A gente conta com 150 crianças, já todas triadas, preparadas para a cirurgia. Então, os mutirões visam diminuir esse tempo de espera, que hoje em dia gira em torno de dois meses, para programar uma cirurgia eletiva na área”, explicou. 

O diretor da unidade, que é gerenciada pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh), acrescentou que, além dos municípios que compõem a regional – Timon, Parnarama, São Francisco e Matões – também foram atendidos pacientes de outros municípios. “A gente atendeu crianças de outras regiões do Maranhão. Nesse vieram quatro crianças de Alto do Parnaíba e uma criança de Buriti. Hoje o hospital não atende só a demanda da região, também atende de várias outras cidades”, ressaltou.  

Momentos antes da cirurgia do filho, Elessandra Souza Pires Rocha era só alegria e gratidão. “Estou muito feliz. Vamos fazer a cirurgia do meu filho, de fimose, e peço a Deus para abençoar sempre toda a equipe porque eles são muito legais e agradeço muito a oportunidade”, afirmou a mãe do pequeno Moises Henrique, de Alto do Parnaíba.

Eduardo Ericeira