19 de maio de 2023

Profissionais recebem treinamento sobre segurança de amostras laboratoriais no Lacen

Em continuidade à programação alusiva aos 104 anos da Instituição, o Laboratório Central de Saúde Pública do Maranhão (Lacen-MA) promoveu, nesta quinta-feira (18), a palestra “Orientações sobre Coleta, Acondicionamento e Transporte de Amostras: Clínica e Ambiental”, ministrada pela coordenadora do setor de biologia molecular, Hivylla Lorrana dos Santos Ferreira. 

A palestra teve como público-alvo profissionais lotados em unidades de saúde, estudantes dos cursos de farmácia e biomedicina, além de colaboradores da instituição, que puderam aprender sobre as metodologias utilizadas para garantir que as amostras enviadas ao Lacen cheguem com qualidade à instituição, possibilitando a precisão nos resultados.  

“Não podemos esquecer que apesar de toda a tecnologia embarcada em nossos processos laboratoriais, sem a chegada das amostras com a correta forma de coleta, tempo de transporte e temperatura, a eficácia das análises fica comprometida”, explicou a coordenadora do setor de biologia molecular, Hyvylla Ferreira. 

A estudante de Biomedicina Yasmin Pereira, de 23 anos, ressaltou os benefícios da capacitação. “Gostei muito da palestra. Como estudante aqui em São Luís, temos poucas chances de ter conhecimentos mais próximos à prática, que é exatamente o que pude ver aqui, falando da questão técnica do cuidado com as amostras e a implicação prática de não seguir estes protocolos”, comentou.

SAMIR ARANHA SERRA