5 de maio de 2016

Profissionais do CEMESP participam de treinamento sobre alimentação e tratamento de pacientes diabéticos

cemesp nutricao1Na última terça-feira, 3, a equipe de nutrição do Cemesp, realizou um treinamento para a equipe de profissionais do Centro sobre alimentação adequada para a cicatrizarão dos pés diabéticos e os cuidados adequados da equipe de enfermagem no tratamento desses pacientes. .  O treinamento foi ministrado pelas nutricionista Kamila Mesquita e a enfermeira Virginia Ferreira.

De acordo com a nutricionista, o paciente diabético deve ter sempre a alimentação orientada. “Para uma eficácia do tratamento do pé diabético, além dos cuidados de higiene pessoal e dos adequados curativos feitos pela equipe de enfermagem, é necessário que esse paciente tenha uma alimentação equilibrada, rica em fibras e moderada em carboidratos, priorizando carboidratos integrais. Para ajudar o processo de cicatrização é importante ter uma alimentação rica em proteínas”, explicou Kamila Mesquista.

No treinamento foi ressaltada a importância de orientar o paciente a prestar atenção aos pés.  “ O paciente devecemesp nutriçãoexaminar os pés diariamente, prestar atenção em mudanças de coloração e temperaturas, olhar um dedo de cada vez, cortar as unhas após o banho, pois elas estariam amolecidas e nunca andar descalço, pois o paciente diabético pode ter diminuição da sensibilidade dos pés”, disse a enfermeira Virginia Ferreira.

Daucyana Castro