5 de outubro de 2021

Profissionais de saúde do HCI recebem a 3ª dose de vacina contra Covid-19

Fotos: Laécio Fontenele

Por Daucyana Castro

A aplicação da terceira dose da vacina contra Covid-19 nos profissionais de saúde que trabalham no Hospital de Cuidados Intensivos (HCI) foi realizada nesta segunda-feira (4), na própria unidade. A ação direta na unidade de saúde tem o objetivo de acelerar a imunização com a dose de reforço dos trabalhadores da saúde que estão no efetivo exercício de suas funções.

“Esta ação é voltada aos nossos colaboradores para que possamos garantir que o esquema de imunização seja completo, ampliando ainda mais a proteção aos profissionais da saúde, pois a vacina salva”, frisou o diretor administrativo do HCI, Luís Henrique Malfitano.

A dose de reforço é indicada para qualquer trabalhador ativo da rede estadual de saúde que tenha tomado a segunda dose da vacina há, pelo menos, cinco meses, e pode ser tomada no Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), no Anil, o antigo Cintra. Por ser referência no tratamento de pacientes com a doença, os profissionais do HCI foram vacinados no próprio local de trabalho.

A médica Daniele Rocha da Silva foi a primeira profissional de saúde do HCI a receber a 3ª dose. “Essa 3ª dose e a vacina em geral são um marco para gente. É muito emocionante a gente tomar essa dose tendo em mente tudo que a gente passou. Eu estou desde o início da pandemia trabalhando aqui e a gente percebe a evolução do atendimento dentro do hospital”, disse a médica.

A coordenadora da rede de frio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Joseneide Matos, explicou que para o HCI foram disponibilizadas 102 doses para imunização dos profissionais. “É importante essa dose de reforço para os profissionais de saúde, que já foi preconizado pelo Ministério da Saúde, por causa da necessidade desses profissionais que permanecem na linha de frente. Estamos disponibilizando para todos os trabalhadores, a terceira dose com a Pfizer”, explicou.

De acordo com o que foi aprovado pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB) do Maranhão, e recomendado pelo Ministério da Saúde, será adotado o esquema heterólogo na dose de reforço da vacina contra a Covid-19 para os trabalhadores da saúde que atuam nas unidades das redes públicas estadual, municipais e privadas. Além de carteira de vacinação e documento oficial com foto, é preciso apresentar um documento comprovando estar ativo.

Terceira dose

A aplicação da terceira dose em profissionais da rede estadual de saúde que atuam nos municípios da Grande Ilha também está sendo realizada no posto de vacinação do IEMA Rio Anil (antigo Cintra). A sala de vacinação do IEMA Rio Anil funciona de segunda a sexta, das 8h às 16h, e aos sábados, das 8h às 12h.

Daucyana Castro