26 de abril de 2023

Profissionais de saúde chamam atenção para prevenção e combate à hipertensão

No Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial (26 de abril), a Secretaria de Estado da Saúde (SES) alerta para medidas de precaução e cuidados diários com a doença. É o caso de Enoc Silva Amaral, de 63 anos, que sofreu um infarto em fevereiro deste ano. Desde então, por recomendação médica, faz caminhadas de 20 minutos, pelo menos cinco vezes por semana. Depois do susto, ele foi submetido a uma cirurgia de cateterismo e, além de uma vida mais saudável, o mecânico industrial ressalta a importância do acompanhamento clínico.

“Fiz exames de sangue, próstata e sempre tive preocupação com a minha saúde. O que fiz de errado foi fumar durante 50 anos da minha vida. O correto é a pessoa procurar assistência médica, sempre como forma de prevenir. Você certamente terá mais tempo de vida, se procurar ajuda médica. A pessoa procurar o médico só quando estiver doente pode ser tarde”, contou Enoc Amaral. 

O idoso vem recebendo acompanhamento na Policlínica Diamante (Centro). A unidade integra a rede de serviços da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e é gerenciada pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh). O serviço de atendimento em cardiologia é oferecido também nas Policlínicas Cidade Operária, Cohatrac e Coroadinho.

Segundo especialistas, a consulta de cardiologia é essencial na prevenção de várias doenças como diabetes e hipertensão arterial. A melhor forma de prevenção é prezar pela qualidade de vida, mantendo a alimentação saudável e a prática regular de atividade física.

“Geralmente a hipertensão é uma doença que se apresenta sem sintomas, daí a importância da consulta médica de rotina. É fundamental, ainda, medir a pressão com frequência. Quando o paciente chega a apresentar sintomas, geralmente, é porque chegaram a estados mais graves, como um pós-infarto, por exemplo. Nestas condições, acontece muitas vezes de o paciente ser hipertenso e não sabia. Por isso tem que haver esse cuidado com a prevenção, para fazer o rastreio da doença, o tratamento correto e evitar complicações advindas da doença”, reforçou a cardiologista, Silmara Rodrigues Noleto. 

A hipertensão arterial ou pressão alta é uma doença crônica caracterizada pelos níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias. Ela acontece quando os valores das pressões máxima e mínima são iguais ou ultrapassam os 140/90 mmHg (ou 14 por 9). A hipertensão, em 90% dos casos, é herdada dos pais por fatores genéticos. Além disso, existem hábitos que influenciam nos níveis da pressão arterial. Na lista de costumes prejudiciais estão: fumo, consumo elevado de bebidas alcoólicas e falta de atividade física. 

Agendamento

A marcação de consultas é por meio dos canais de atendimento: Disque-Saúde, no número 3190-9091, ligação ou WhatsApp. Pelo aplicativo do Procon ou presencialmente nas unidades do Viva Cidadão.  Ainda na Policlínica Diamante existe o ambulatório de Diabetes, onde a marcação pode ser feita presencialmente ou pelo telefone na central da própria unidade, no número 3198-2200.

Daucyana Castro