25 de outubro de 2022

Primeira Turma de Brigadistas é formada na UPA de Paço do Lumiar

No início desta semana foi iniciado o treinamento de combate a incêndio na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Paço do Lumiar. A ação faz parte da programação da Semana de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat). O treinamento foi dado por militares do Corpo de Bombeiros aos colaboradores da unidade de saúde administrada pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh).

“O pessoal que foi escolhido para fazer parte da Brigada Contra Incêndio está de parabéns, porque toda empresa, toda edificação, seja comercial ou familiar, necessita de pessoas que saibam manusear o extintor portátil para combater um princípio de incêndio. Que mais unidades de saúde possam aderir a esta importante iniciativa”, pontuou o capitão do Corpo de Bombeiros, João da Costa e Silva Filho.

A ação foi realizada com o objetivo de promover conhecimento e reflexão aos colaboradores sobre a importância da prevenção de acidentes, combate ao adoecimento, segurança e qualidade de vida no local de trabalho e fora dele.

Partiu da direção geral da unidade de saúde a ideia de convidar o Corpo de Bombeiros em Paço do Lumiar para ministrar o treinamento da primeira equipe de brigadistas de incêndio da unidade. “Com esse treinamento, estamos formando a turma de brigadistas da unidade em Paço do Lumiar. Entre outras ações, esta ação treina os profissionais a atuarem no combate a incêndio. Essa parceria com o Corpo de Bombeiros é fundamental”, destacou a diretora geral da UPA de Paço do Lumiar, Dirlene Diniz.

“Esta ação é de suma importância e tem como finalidade principal abordar assuntos relacionados a prevenção de acidentes de trabalho que por ventura possam acontecer no ambiente hospitalar, saber como proceder nestas situações é de extrema importância”, destacou Wesley Ribeiro, técnico de segurança do trabalho da UPA de Paço do Lumiar.

Nesta quarta-feira (26) haverá mais um treinamento por parte do Corpo de Bombeiros. Na oportunidade, serão abordados mais conteúdos, tais como o manejo dos extintores de incêndio e também sobre a engasgadura, já que segundo a direção da unidade de saúde há uma demanda de crianças que dão entrada na UPA de Paço do Lumiar com problema de engasgamento.

Daucyana Castro