14 de outubro de 2022

Primeira cirurgia por videolaparoscopia é realizada no Hospital da Ilha

Fotos: Adeta Holanda

Por Vanessa Ribeiro

O cantor Jonas Garcia, de 31 anos, foi o primeiro paciente do Hospital da Ilha, que integra a rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e é gerenciado pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH), a ser submetido a uma cirurgia por videolaparoscopia. O procedimento, inédito na unidade, foi realizado nesta quinta-feira (13).

“É sem dúvida um grande avanço para o Hospital da Ilha, pois a maioria dos hospitais públicos do Brasil ainda não oferta este tipo de cirurgia. A EMSERH trabalha dia após dia para sempre levar o que há de melhor para a população do nosso estado”, ressaltou o presidente da EMSERH, Marcello Duailibe.

Com fortes dores fortes no estômago, Jonas descobriu após realizar alguns exames, um problema no apêndice e alguns nódulos no fígado. Por ser menos invasiva, a cirurgia videolaparoscópica foi a indicada. Agora, após a realização do procedimento, aguarda ansioso para retomar a rotina.

Primeiro paciente a operar por videolaparoscopia no Hospital da Ilha

“Estou muito confiante que vou sair dessa bem para retornar logo aos palcos. Aqui no hospital o tratamento é de primeira. Fiquei feliz em saber que fui o primeiro a realizar este tipo de cirurgia aqui”, disse.

“Ela aumenta a rotatividade do hospital, dá mais oportunidade pra surgir novas vagas de leitos. É possível realizar diversos tipos de procedimentos cirúrgicos por videolaparoscopia, como colecistectomia, que é a remoção da vesícula, de hérnia inguinal, cirurgias urológicas e ginecológicas, dentre outras”, destacou o cirurgião geral e do aparelho digestivo, que integrou a equipe da cirurgia, Theago Medeiros Freitas.

Daucyana Castro