29 de julho de 2017

Prédio do Centro Histórico de São Luís vai virar centro de tecnologia

O local vai funcionar em um prédio antigo localizado na Rua da Estrela, Centro Histórico de São Luís. Fotos: Handson Chagas

Enquanto o governo federal e outros estados cortam verbas da ciência e da pesquisa, o Maranhão vem incentivando o conhecimento e o empreendedorismo. São programas que buscam soluções tecnológicas e inovadoras para ajudar a desenvolver o estado. Um desses programas é o Inova Maranhão, lançado pelo Governo do Estado para estimular o crescimento das empresas de tecnologia.

Uma das iniciativas é o centro de inovação a ser lançado em agosto em São Luís. O local vai funcionar em um prédio antigo localizado na Rua da Estrela, Centro Histórico de São Luís, que antes vivia abandonado. Agora vai abrigar espaços para estimular o empreendedorismo digital, a conexão entre talentos com foco na inovação tecnológica, o desenvolvimento da economia criativa e a geração de negócios sustentáveis e de impacto socioeconômico.

De acordo com a coordenadora do programa, Luciana Mari Tsukada, a ideia da criação do centro de tecnologia é “prover as bases para que empreendedores possam desenvolver tecnologia. Por outro lado, a ideia é preparar a nova geração para utilização de ferramentas por meio da robótica”, diz.

Ainda de acordo com Luciana, a partir desse investimento, novos negócios serão atraídos para o Maranhão, melhorando a economia do estado. “Com isso, trabalhamos o ecossistema local, damos suporte ao setor produtivo e ao cidadão através do desenvolvimento de soluções de base tecnológica e atraímos investimentos para a região”, diz.

Além de abrigar as startups (empresas inovadoras da área de tecnologia) residentes do programa, o prédio vai ter espaços para a criação de sites, coworking (escritórios compartilhados), auditório, sala de reunião, laboratório maker, sala para incubação de empresas, sala de treinamento e locais para realização de cursos de robótica e games para crianças e adolescentes. A proposta também é que sejam realizadas todos os meses oficinas de empreendedorismo digital.

Essa iniciativa tem inspiração em modelos de inovação do exterior, em que prédios reúnem os principais envolvidos e talentos ligados à área da inovação, o que acaba por fortalecer a economia criativa local.

As ações são desenvolvidas de maneira articulada pelas Secretarias de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Indústria e Comércio (Seinc), Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima) e Fundação de Apoio à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema).

Powered by WPeMatico

Daucyana Castro