4 de maio de 2022

POPULAÇÃO APROVA SERVIÇO DE HEMODIÁLISE IMPLANTADO PELO GOVERNO EM CARUTAPERA

O Governo do Maranhão segue ampliando a assistência aos pacientes renais crônicos no estado. Neste mês, foi implantada uma ala para realização de hemodiálise no Hospital Regional de Carutapera. Com 4 cadeiras, o espaço funciona em três turnos, às segundas, quartas e sextas-feiras. A previsão é atender cerca de 40 pacientes da região.

Os pacientes serão encaminhados pela Central de Regulação de Diálise do Estado.

“Pra mim é uma benção”. Essa foi a declaração do servidor público João Batista ao fazer a 1ª sessão de hemodiálise no hospital. “Antes eu fazia uma viagem de 8 horas [ida e volta] pra fazer hemodiálise em Pinheiro. Há dois anos estou nesta luta. Hoje estou em casa. Pra mim, é uma vitória”, comemorou o servidor público.

O morador do município maranhense de Cândido Mendes, Isaías Farias do Nascimento, de 32 anos, faz tratamento com hemodiálise há cinco anos. Antes, ele fazia o tratamento em Pinheiro e tinha muitas dificuldades com a locomoção. O paciente comemorou a chegada dos equipamentos no Hospital Regional de Carutapera.

“Foi uma notícia muito boa. Hoje foi minha 1ª sessão de hemodiálise em Carutapera. Só tenho a agradecer a Deus e ao Governo do Estado que trouxe essas máquinas de hemodiálise pra cá pra Carutapera. Antes eu saía de casa cedo pra ir pra Pinheiro fazer lá as sessões. São 4 horas pra ir e 4 pra voltar. Tinha a dificuldade do deslocamento. Quem faz hemodiálise, quando termina, sai muito cansado e pegar 4 horas de viagem de volta pra casa era muito difícil. E a gente precisa dessa máquina pra viver enquanto não fizer um transplante. Agora, o tempo de viagem diminuiu para apenas 50 minutos”, contou.

A diretora administrativa da unidade, Renata Aragão, destacou a importância do novo serviço aos pacientes. “Não temos palavras para registrar o avanço que nosso município está tendo com esse novo serviço. Queremos agradecer ao Governo do Estado pelo empenho em trazer esse centro para nossa cidade. São muitos pacientes de vários municípios da região que serão beneficiados”, frisou a diretora.

Os serviços de hemodiálise em Carutapera funcionam no Hospital Regional, que integra a rede estadual de saúde e é gerenciado pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH). Em julho de 2020, o Governo do Estado reformou e ampliou o hospital, que recebeu reparos na estrutura, ampliação do espaço e do centro cirúrgico, usina de gases medicinais, equipamentos e materiais novos. Além disso, a unidade também ganhou uma ambulância para o transporte de pacientes.

Vanessa Karinne Selares Ribeiro Ferreira