4 de abril de 2022

População aprova instalação de Posto de Saúde no Cujupe

Fotos: Laécio Fontenele

Inaugurado na última quinta-feira (31), pelo Governo do Estado, por meio da Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP), o Posto de Saúde do Cujupe é um equipamento de saúde desejado e aprovado pela comunidade da região. A unidade está preparada para realizar serviço de pronto atendimento, primeiros socorros e estabilização de casos de urgência de passageiros do terminal atendendo a uma antiga demanda dos usuários. 

Antônio Dionísio Sousa, presidente da Associação de Vendedores do Cujupe, conta que a ideia do posto de saúde foi fantástica e era uma demanda antiga da comunidade. “Fomos privilegiados com um posto de saúde dessa grandeza. A necessidade é grande. Eu já presenciei mulheres tendo filho no meio do pátio. Havia a necessidade desse posto. Aqui é um lugar onde passam muitas pessoas e permanecem por aqui. Às vezes a pessoa chega num dia e vai embora no outro. E se adoecer? Agora tem o posto”, disse o presidente da associação. 

Presidente da associação diz que o posto de saúde era demanda antiga

Com investimento de R$ 2,1 milhões da EMAP, a unidade possui 329,84m² de área construída e 115 m² de área externa e foi concebida para atender os usuários do terminal, uma média de 1,8 milhão de pessoas que atravessam a Baía de São Marcos por ano. 

Além dos atendimentos de pronto atendimento, oferecerá o serviço de ambulatorial agendado, com consultas clínicas em 10 especialidades, oferta de exames clínicos e de imagem com fins diagnósticos. O objetivo do novo equipamento de saúde é garantir maior bem-estar a comunidade local e adjacências, por meio de uma equipe multiprofissional qualificada. 

A chegada do posto de saúde também foi comemorada pela professora de educação infantil da Escola Municipal Dom Pedro II, Alcileide Furtado Ferreira. Ela também é moradora do Cujupe. “Esse posto foi de grande importância. É de extrema necessidade. Antes, nós não tínhamos um suporte na questão da saúde. Às vezes, temos dificuldade para locomoção para um hospital em casos de primeiros socorros e agora vai facilitar muito”, disse a professora. 

Professora comemorou chegada do Posto de Saúde

“Esse posto é um pequeno pedaço da transformação que o governo vem fazendo ao longo dos anos. A entrega desse posto atende uma demanda antiga dos usuários do terminal. Antes em casos de urgência ou pequenas ocorrências tínhamos até que acionar helicópteros. Então, é uma estratégia também de se aproximar da comunidade com atendimento especializado também. É a nossa contribuição para essa população que merece”, afirmou Ted Lago, presidente da Empresa de Administração Portuária (EMAP). 

O Posto de Saúde do Cujupe vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, com apoio de ambulância durante seu funcionamento, e será gerenciado pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH). 

“O Posto de Saúde do Cujupe supre uma necessidade da comunidade local, assim como das centenas de passageiros que passam pelo terminal. Dois milhões de pessoas passam aqui por ano neste terminal. O posto cumpre uma missão primordial do Governo e da EMSERH, que é cuidar dos maranhenses”, disse Marcos Grande, presidente da EMSERH. 

Os agendamentos das consultas e exames serão por ligação e WhatsApp, através dos números (98) 98406-8212 e (98) 98412-6178.

Daucyana Castro