4 de fevereiro de 2022

População aprova drive-thru de testagem para a Covid-19 montado pelo Governo

Fotos: Laécio Fontenele

Maria Emília Lopes da Silva estava se sentindo mal há cerca de dez dias. Eram sintomas que se assemelhavam aos da Covid-19. A corretora de imóveis procurou então o drive-thru de testagem montado pelo Governo do Estado no Parque do Rangedor, em São Luís, para saber se estava com a doença e tomar os cuidados necessários.

“Através dessa testagem é que a pessoa tem condição de saber como está e, a partir daí, saber como deve proceder. O cuidado deve ser a todo instante. É importante também, no sentido da estatística, saber como está evoluindo a doença. É fundamental esse serviço, e também nos cuidarmos. Já tomei a terceira dose e vim para saber como estou”, disse Maria Emília.

Massel Cássio Castro Barros também foi atendido no drive-thru. Ele e a mãe tiveram sintomas da Covid-19 e sempre procuraram se precaver durante toda a pandemia. “Na sociedade hoje tem muitos assintomáticos, então precisamos saber como estamos, se o teste indica negativo ou positivo. Caso estejamos infectados, a gente tem que se resguardar, resguardar a nossa família, os nossos amigos e a sociedade em geral, por isso a importância de vir fazer o teste”, reforçou.

A testagem vem sendo feita em sistema de drive-thru em São Luís e em Imperatriz. Na capital maranhense, até esta quarta-feira (2), já haviam sido realizados 11.596 testes, sendo 20% com resultado positivo. Já em Imperatriz, até esta quarta-feira (2), haviam sido realizados 2.693 testes, com 630 positivos e 2.063 negativos.

O presidente da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH), Marcos Grande, destacou que os equipamentos idealizados pelo Governo do Estado são importantes estratégias para controle da pandemia.

“Estamos identificando que cerca de 20% das pessoas que estão vindo realizar a testagem estão positivando e já são orientadas a entrar em uma política de isolamento para se proteger e proteger as outras pessoas. Nós temos testes em todas as unidades de saúde públicas do estado e vamos continuar com essa política de enfrentamento da pandemia, com muita responsabilidade, transparência e com muita força de vontade, para sairmos o mais rápido possível dessa pandemia”, frisou Marcos Grande.

Daucyana Castro