11 de maio de 2023

Policlínica de Imperatriz alcança 2 mil atendimentos em gastroenterologia

Fotos: Adeta Holanda

Por Samir Aranha

Os principais exames utilizados para rastreamento e prevenção de doenças do sistema digestivo como gastrite, úlcera e cânceres de estômago, intestino e colorretal, a endoscopia e a colonoscopia permitem analisar o revestimento de todo o trato gástrico, da boca ao ânus. Os exames são indolores e ajudam a encontrar e retirar pólipos, tumores, inflamações, úlceras e outras alterações. Assim, ambos os procedimentos têm caráter preventivo, diagnóstico e terapêutico. 

Com o intuito de garantir tratamento de tais alterações para pacientes de municípios da Região Tocantina, a Policlínica de Imperatriz, unidade pública de saúde vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (SES), e administrada pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh) oferece os exames por meio de seu núcleo de gastroenterologia, em funcionamento desde agosto de 2022. 

Neste período já foram realizados mais de 2 mil atendimentos, com mais de 300 pólipos retirados. A Policlínica dispõe de sala de procedimento completa com endoscópio e colonoscópio de última geração, além de sala de recuperação e reanimação para casos de emergência. Os exames são realizados semanalmente seguindo indicação após consulta inicial com médico gastroenterologista. 

Segundo a diretora geral da Policlínica de Imperatriz, Sandra Régina Oliveira, o núcleo de gastroenterologia se constitui como referência à região, atendendo pacientes de 16 municípios, fornecendo o ciclo completo de atendimento, com consulta inicial, realização de exames, indicativo de tratamento e encaminhamento a outros serviços, quando necessário. “Nosso padrão de atendimento em gastroenterologia supre uma demanda regional que inexiste em cidades menores da região, muitas vezes até em atendimentos privados. É um orgulho e uma responsabilidade”, disse. 

O cirurgião do trato gástrico Fábio Freitas, responsável pela realização dos procedimentos na Policlínica de Imperatriz, explica que os atendimentos do núcleo têm público variado. “A maioria dos casos chega por desconforto gástrico, muitas vezes associado à contaminação alimentar e de água. Com a realização dos exames podemos fechar diagnóstico e iniciar tratamento. Em casos de descoberta de situações ligadas a questões oncológicas, já direcionamos ao hospital macrorregional”, explicou. 

A assistente social Ana Paula Lopes, de 35 anos, buscou atendimento em setembro de 2022 após sofrer por meses com azia, refluxo e dores de estômago. Após o primeiro atendimento foi agendada a endoscopia que confirmou o diagnóstico de gastrite.

Com o tratamento adequado e acompanhamento do núcleo de nutrologia da Policlínica, Ana realizou sua endoscopia de retorno que confirmou a resolução de seu problema. “Estou grata e feliz, pois com o atendimento e orientação correta superei uma gastrite de longa data. Agora é manter o cuidado com a alimentação para não ter novamente o problema”, comemorou. 

Atendimento

O atendimento no Núcleo de Gastroenterologia da Policlínica de Imperatriz é realizado por encaminhamento das centrais de marcação dos municípios de Amarante, Buritirana, Campestre do Maranhão, Davinópolis, Estreito, Gov. Edson Lobão, João Lisboa, Lajeado Novo, Montes Altos, Porto Franco, Ribamar Fiquene, São João do Paraíso, Senador La Rocque, Sítio Novo e Carolina. 

Para pacientes de Imperatriz, é necessária marcação inicial com clínico-geral na Policlínica, que direcionará encaminhamento ao Núcleo de Gastroenterologia.  Para o agendamento é necessário documento com foto, encaminhamento original, cartão do SUS e comprovante de endereço.

A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h e aos sábados das 7h às 12h. Mais informações podem ser obtidas pelo WhatsApp da unidade: (98) 99113-8231.

Daucyana Castro