10 de dezembro de 2020

Policlínica Cohatrac completa três meses de funcionamento com mais de 34 mil atendimentos

Foto: Márcio Sampaio

Por Daucyana Castro

A Policlínica Cohatrac completou nesta quinta-feira (10) três meses de funcionamento, contabilizando mais de 34 mil atendimentos. A unidade de saúde, localizada onde antes era o Socorrinho do Cohatrac, foi inaugurada no dia 10 de setembro pelo Governo do Maranhão, em parceria com a Prefeitura de São Luís. A Policlínica do Cohatrac disponibiliza Serviço de Pronto Atendimento 24h e atendimento ambulatorial em diversas especialidades.

A unidade é uma das cinco policlínicas administradas pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH) na capital maranhense. “Esses resultados apontam que estamos no caminho certo, com uma política forte e equipamentos públicos de saúde funcionando perfeitamente, consolidando uma política de ampliação do serviço público de saúde”, frisou Marcos Grande, presidente da EMSERH.

Foto: Márcio Sampaio

O balanço da unidade de saúde aponta que 34.820 atendimentos foram realizados na Policlínica Cohatrac, entre Urgência/Emergência, consultas e realização de exames ao longo desses três meses. No mês de setembro, o registro é de 5.108 atendimentos, sendo 1.748 pronto atendimento, 2.153 consultas e 1.207 exames, entre eles ultrassonografia, laboratoriais, raio-x, eletrocardiograma, endoscopia, entre outros.

No mês de outubro, os atendimentos mais que dobraram. Foram 13.618 registros, dentre eles, 4.012 na emergência, 4.730 consultas e 4.786 exames, incluindo os cardiológicos mais específicos como Holter e MAPA. Em novembro, a Policlínica Cohatrac atingiu a marca de 16.094 procedimentos, divididos em Urgência e Emergência, consultas e exames. 

Um trabalho que vem crescendo em números e também em qualidade, como reconhece a diretora administrativa da unidade, Karina Sousa Ribeiro Viegas. “Com apenas três meses de funcionamento como policlínica, estamos assegurando à população o acesso a serviços especializados e pronto atendimento, ampliando a cobertura da rede assistencial de saúde do estado. Nosso ambulatório conta com sete especialidades, como cardiologia, endocrinologia, ortopedia, entre outros, e conta ainda com o apoio de diagnóstico com exames de imagens”, destacou.

Foto: Márcio Sampaio

A professora Daucydelia Freitas, 36 anos, esteve na unidade de saúde em busca de atendimento para a suspeita de Covid-19 e elogiou. “Fui muito bem atendida desde a recepção, passando pela classificação de risco até a consulta da médica. O atendimento foi rápido, e de lá já saí com encaminhamento para exames mais aprofundados. Nota 10 pra Policlínica do Cohatrac”, parabenizou a professora.

Daucyana Castro