15 de agosto de 2019

Parceria entre Secretarias da Saúde e Segurança Pública amplia socorro médico de emergência nos Lençóis Maranhenses

Por mês, segundo a diretoria do Hospital Regional de Barreirinhas, unidade de saúde estadual gerida pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH), são realizados em média, nove mil atendimentos.

Uma boa parte dos atendimentos é de turistas que se acidentam nos Lençóis Maranhenses. O último caso, ocorrido no fim de semana passado, foi de uma adolescente suíça, de 15 anos, que teve um problema no punho durante passeio às lagoas. A turista foi atendida primeiramente por uma equipe do Centro Tático Aéreo (CTA) e depois encaminhada ao Hospital Regional de Barreirinhas.

A demanda de atendimentos a turistas no Maranhão aumenta nos períodos de férias e festas.

Por conta de Barreirinhas ser a porta de entrada para os Lençóis Maranhenses, uma grande quantidade de turistas visita a região e, às vezes, acidentes são inevitáveis. Na alta temporada cresce o número de casos, mas o Hospital Regional de Barreirinhas tem estrutura adequada para atender às pessoas que chegam em busca de atendimento.

O trabalho de socorro médico de urgência e emergência conta com o apoio do Centro Tático Aéreo (CTA) da Polícia Militar do Maranhão.

Segundo dados do CTA da PM-MA, no primeiro semestre deste ano, 33 pessoas foram resgatados pelo serviço, superando os números registrados no mesmo período ano passado, quando foram realizados 28 atendimentos. O trabalho foi aperfeiçoado na alta temporada deste ano com a implantação da Operação Férias.

SAIBA MAIS:
Atendimento departamento de Busca e Resgate do CTA