25 de junho de 2017

Parceria entre Governo e Prefeitura de Matões garante recursos para investimentos na saúde

Matoes

Com parceria, Governo garante recursos para saúde de Matões.

(Foto: Francisco Campos)

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), assinou, no último sábado (24), a Portaria 397/2017 que estabelece a transferência de recursos financeiros ao Fundo Municipal de Matões. O documento, apresentado durante a reinauguração do Hospital Municipal Divino Espírito Santo, é destinado ao custeio de procedimentos de média complexidade realizados na unidade.

A medida garante ao município a transferência de R$ 1,2 milhão, divido em 12 meses, através de recursos do Fundo Estadual de Saúde. “O Governo toma como prioridade o cuidado com a população, por isso realiza parcerias com gestores envolvidos na causa do povo. O hospital municipal reformado e ampliado com recursos próprios, nos seis primeiros meses de gestão, revelam o comprometimento desta prefeitura. Este é o tipo de comprometimento que o governo de Flávio Dino apóia”, declarou o Secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.

O recurso permitirá que o novo hospital, de 50 leitos, além do atendimento ambulatorial, também realize cirurgias eletivas, triplicando o número atual de 160 internações por mês. “Atualmente, a prefeitura recebe apenas R$ 60 mil por mês do Governo Federal para manter o Hospital. A nossa unidade se esforça por atender Matões e municípios vizinhos, mas havia limitações de recursos que nos faziam enviar muitos pacientes para os Hospitais Regionais de Timon e Caxias. Agora, com o recurso que o Governo do Estado garante à Matões, poderemos atender a nossa demanda aqui. Nosso povo contará com o socorro especializado dentro de casa”, disse o prefeito Ferdinando Coutinho.

Na ocasião, o secretário Carlos Lula também anunciou o depósito da emenda parlamentar do deputado estadual Humberto Coutinho, no valor de R$ 500 mil, para a unidade de saúde. “Precisamos agradecer ao legislativo pela sensibilidade ao garantir emendas para a saúde dos municípios. Este recurso é um incremento importante para os investimentos dos gestores municipais no âmbito da atenção à saúde da sua população”, reconheceu Carlos Lula.

Autor de emenda para compra de equipamentos para o Hospital, o deputado federal Rubens Jr enfatizou a importância da parceria entre o legislativo e o executivo. “Todos os recursos que estão sendo garantidos para esta unidade nos provam que em momentos de dificuldades temos que nos unir para superar a crise”, enfatizou.

Durante a reinauguração da unidade estiveram presentes o diretor da Assembleia Legislativa Rubens Pereira, a ex-prefeita Sueli Pereira, o diretor do hospital Agamenon Macedo, secretários municipais, vereadores, a primeira dama Claudia Coutinho e profissionais de saúde.

Novo serviço

O secretário Carlos Lula aproveitou o momento para anunciar o incremento de um novo serviço no Hospital Regional de Caxias. Dentro de 60 dias a unidade disponibilizará atendimento na especialidade de neurologia.

Fonte: Agencia de Notícias do Governo do Maranhão