20 de fevereiro de 2018

Para candidatos, concurso EMSERH qualifica mercado, gera empregos e movimenta economia

Igor Alexandre, 29 anos. (Foto: Orcenil Júnior)

“O concurso veio suprir uma carência, a gente precisava ter mais oportunidade, sair do desemprego e do subemprego”, diz Igor Alexandre, 29 anos, candidato a uma das vagas de assistente administrativo do concurso da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh), com provas aplicadas neste domingo (18) no Maranhão.

Para Igor, a oferta de concursos públicos qualifica o mercado de trabalho. Ao lançar editais, o Governo do Estado oportuniza postos de trabalho mais dignos para a população. “O Governo prova que traz para o Maranhão essa cidadania”, afirma.

Também candidata ao cargo de assistente administrativo, Isabela Prates, 24 anos, acredita que a promoção de concursos aquece a economia do Estado ao criar novas vagas de emprego.

“É interessante porque é uma forma de deixar o mercado de trabalho mais ativo. Ofertar mais emprego quer dizer mais renda, mais gasto, mais lucro para o Estado, então é uma forma de combater o desemprego e melhorar o PIB do Estado”, ressalta Isabela.

Marcelo dos Santos Campelo, 28 anos. (Foto: Orcenil Júnior)

Marcelo dos Santos Campelo, 28 anos, inscrito para vaga de auxiliar administrativo, vê na promoção de concursos como o da Emserh o empenho do Governo no combate ao desemprego.

“Os concursos vão abrindo novas chances para pessoas que estavam desempregadas, novas oportunidades para quem estava parado. Ajuda várias pessoas que estão no mercado e estão paradas, em busca de algo na sua área”, completa.

Concurso da Saúde

O certame para preenchimento de vagas na Saúde obteve 44 mil inscrições, sendo que 38 mil candidatos realizaram as provas, em 14 cidades maranhenses, incluindo a capital. Há 25 anos o Estado não realizava concurso público na área.

“Em breve, eles [candidatos] serão chamados e vão ingressar nos quadros da Secretaria de Saúde por meio, apenas e exclusivamente, do mérito próprio”, destaca o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.

Mais concursos

Desde 2015, o Governo Flávio Dino abre oportunidades de trabalho por meio de concursos públicos. Já são milhares de vagas ofertadas até agora.

Educação, Saúde, Segurança estão entre as áreas beneficiadas com concursos públicos promovidos pelo Governo. Para 2018, estão previstos mais oito certames e abertura de centenas vagas.

Concurso da Saúde obteve 44 mil inscritos, sendo que 38 mil candidatos realizaram as provas. (Foto: Orcenil Júnior)

Fonte: Secretaria de Estado da Saúde(SES)

Daucyana Castro