16 de janeiro de 2018

Pam Diamante registra mais de 350 mil atendimentos em 2017

A unidade oferece 13 especialidades médicas e mais de 20 exames específicos de imagem e laboratoriais para os usuários do sistema público de saúde. (Foto: Julyane Galvão)

A unidade oferece 13 especialidades médicas e mais de 20 exames específicos de imagem e laboratoriais para os usuários do sistema público de saúde. (Foto: Julyane Galvão)

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, ampliou a oferta de serviços de saúde no Centro de Especialidades Médicas e Diagnóstico Dr. Luiz Alfredo Netto Guterres (Pam Diamante). A unidade oferece 13 especialidades médicas e mais de 20 exames específicos de imagem e laboratoriais para os usuários do sistema público de saúde.

Em 2017, o Pam Diamante realizou 310.282 procedimentos e exames, e 60.610 consultas, com destaque para especialidades em cardiologia e dermatologia, sendo 12.846 e 8.501 consultas, respectivamente. Se comparado a 2016, a unidade aumentou em 142.676 o registro de atendimentos ano passado.

De acordo com a cardiologista Ilana Silva, a grande procura pela especialidade se deve ao fato da unidade possuir os principais exames de diagnóstico e acompanhamento das doenças cardíacas como o Eletrocardiograma, Holter, Mapa, Ecocardiograma, Teste–Ergométrico, Doppler vascular e Raio X do Tórax.  “O Pam Diamante, assim como outras unidades, têm sido destaque na nossa rede assistencial da capital por aliar a qualidade do atendimento à diversidade de especialidades disponíveis. Aqui, nós agregamos todos os exames cardiológicos de diagnóstico, facilitando a vida do paciente e, com certeza, deixando-o mais satisfeito e seguro do tratamento”, explicou.

Diretor geral do Centro de Especialidades do PAM Diamante, Phil Camarão, destaca o empenho do Governo em ampliar a oferta de serviços na unidade. (Foto: Julyane Galvão)

Diretor geral do Centro de Especialidades do PAM Diamante, Phil Camarão, destaca o empenho do Governo em ampliar a oferta de serviços na unidade. (Foto: Julyane Galvão)

Na área dermatológica, a Fototerapia, disponibilizada desde maio de 2016, é usada para o tratamento de doenças de pele como psoríase, vitiligo ou linfoma cutâneo. O equipamento oferece acesso ao tratamento, contribuindo para a redução destas doenças. De janeiro a dezembro do ano passado, 5.567 sessões de fototerapia foram realizadas na unidade.

A estudante Ana Carolina Araújo Gomes, de 16 anos, foi uma das pacientes atendidas no ano passado. A jovem faz duas sessões de fototerapia por semana para tratar o vitiligo, uma das principais opções de tratamento para quem sofre da doença. As sessões estacionam a progressão da doença e promovem a repigmentação da pele por meio da exposição das áreas afetadas à radiação ultravioleta.

“Este tratamento mudou a minha vida da água para o vinho. Tenho apenas algumas partes brancas pelo corpo. Depois de algumas sessões de fototerapia já consegui ver o resultado. Ter um serviço deste tipo em um hospital público é muito bom. Só tenho a agradecer ao governador que disponibilizou esse tratamento para os usuários do sistema público de saúde”, afirmou.

O diretor geral do Centro de Especialidades do PAM Diamante, Phil Camarão, destaca o empenho do Governo em ampliar a oferta de serviços na unidade. “Com o apoio do Governo do Estado e da Secretaria de Estado da Saúde nós conseguimos proporcionar uma estrutura digna da população o que acaba atraindo esse público para nossa unidade. Durante esses anos, a unidade mostrou que é possível encontrar qualidade dentro da rede pública”, disse Phil Camarão.

Call Center 

Para dar mais agilidade às marcações de consultas e exames, o Call Center do Centro de Especialidades Médicas e Diagnóstico Dr. Luiz Alfredo Netto Guterres, da unidade de saúde Pam Diamante, em São Luís, funciona com tecnologia digital desde novembro.

Em 2017, o Pam Diamante realizou 310.282 procedimentos e exames. (Foto: Julyane Galvão)

Em 2017, o Pam Diamante realizou 310.282 procedimentos e exames. (Foto: Julyane Galvão)

Com isso, o atendimento aos pacientes tem sido feito exclusivamente por meio do número central (98) 3098-2200, de segunda a sexta, das 7h15 às 19h, eliminando filas. Nos casos de marcação para exames de imagens como Biópsia da mama, Doopler arterial, Mamografia, Raios-x, Ressonância magnética, Tomografia e Ultrassonografia, o paciente precisa fazer um pré-agendamento.

Especialidades 

A unidade de saúde oferece 13 especialidades médicas (Cardiologia, Endocrinologia, Otorrinolaringologia, Gastroenterologia, Reumatologia, Angiologia, Dermatologia, Proctologia, Urologia, Nefrologia, Neurologia, Mastologia e Cirurgião vascular) e 21 tipos de serviços nas áreas de Mamografia digital, Raio X digital, Ressonância magnética, Ultrassonografia, biópsia, Fototerapia, Endoscopia, Audiometria, Tomografia computadorizada e Teste ergométrico/Doppler.

Cardiologia, Dermatologia, Reumatologia e Neurologia lideram a lista de procura de especialidades médicas.

Exames de imagem 

O sistema de imagem do Pam Diamante dispõe de toda a parte da radiologia, como Mamografia, Raio-X digital, ressonância magnética, Ultrassonografia, Eco doopler, Eletroencefalograma, Mapa, Teste ergométrico, Densitometria óssea, Endoscopia e Colonoscopia.

O destaque vai para o setor de Otorrinolaringologia, com a realização da Vídeo laringoscopia, que permite o diagnóstico na região do nariz, garganta, da faringe, identificando possíveis pólipos nasais, cistos, nódulos e alterações na laringe.

O Centro de Especialidades Médicas oferece também o tratamento de doenças de pele como Psoríase, Vitiligo ou Linfoma cutâneo, na cabine de fototerapia, equipamento antes disponível somente em hospitais e clínicas particulares.

Fonte: Secretaria de Estado da Saúde (SES)

Daucyana Castro