3 de dezembro de 2018

Pacientes participam de sessão do Cinema Humanizado no Hospital Macrorregional Dra. Ruth Noleto, em Imperatriz

 

Profissionais que participam da atividade no Hospital Macrorregional Dra. Ruth Noleto, em Imperatriz. (Foto: Divulgação)

Ao lado do pacote de pipoca e do suco de fruta, Caio Richard, de 14 anos, aguardou o início do filme. A primeira sessão do Cinema Humanizado Hospital Macrorregional Dra. Ruth Noleto, em Imperatriz, exibiu a animação Hotel Transilvânia. Pacientes e acompanhantes participaram da atividade lúdica e cultural no ambiente hospitalar, com foco no atendimento humanizado. A ação é desenvolvida pelos profissionais da unidade em parceria com acadêmicos de enfermagem da Faculdade de Imperatriz.

A primeira sessão do Cinema Humanizado, realizada quinta-feira (29), foi acompanhada por Caio Richard e familiares. “Eu gostei muito. Queria que tivesse mais vezes”, conta o paciente. Para Ana Cristina da Conceição Santos, mãe do adolescente internado na unidade desde o último 23, o dia foi especial. “Eu amei a sessão e achei muito interessante. Serviu para ele se divertir”, afirma Ana Cristina. O paciente está recebendo assistência na unidade, com histórico de internações nos últimos cinco meses para continuidade do tratamento.

A ação, além de atenuar a rotina habitual dos pacientes, pode contribuir no tratamento. “Nós acreditamos numa melhora terapêutica significativa para cada paciente com esse tipo de atividade. Consideramos muito benéfico e tem mostrado o cuidado que temos realizado com nossos pacientes”, afirmou o diretor técnico do Hospital Macrorregional Dra. Ruth Noleto, Wesley Garcia.

Parceria 

O projeto tem a participação de estudantes de enfermagem da Faculdade de Imperatriz. Os acadêmicos realizam estágio na unidade. A atividade contou com a organização da professora e enfermeira Karla Vanessa, da Facimp Wyden, e das acadêmicas de enfermagem do 8° período Édila dos Santos Ferreira, Jéssica Thamires Feliciano Araújo, Ramila Soares da Silva e Ryzie Brito dos Santos. Na ocasião, foi feita uma atuação multiprofissional para o planejamento do projeto.

De acordo com Karla Vanessa Morais Lima, enfermeira especialista em UTI e pós-graduanda em gestão em saúde, a ação é diferenciada e preparada com muito carinho para receber os pacientes que estão em tratamento no Macrorregional. “Estamos muito felizes em começar esta parceria com o Hospital Macrorregional e, principalmente, oferecer este momento lindo e marcante aos pacientes”, afirma.

Fonte: SES

Daucyana Castro