Pacientes participam de sessão do Cinema Humanizado no Hospital Macrorregional Dra. Ruth Noleto, em Imperatriz

 

Profissionais que participam da atividade no Hospital Macrorregional Dra. Ruth Noleto, em Imperatriz. (Foto: Divulgação)

Ao lado do pacote de pipoca e do suco de fruta, Caio Richard, de 14 anos, aguardou o início do filme. A primeira sessão do Cinema Humanizado Hospital Macrorregional Dra. Ruth Noleto, em Imperatriz, exibiu a animação Hotel Transilvânia. Pacientes e acompanhantes participaram da atividade lúdica e cultural no ambiente hospitalar, com foco no atendimento humanizado. A ação é desenvolvida pelos profissionais da unidade em parceria com acadêmicos de enfermagem da Faculdade de Imperatriz.

A primeira sessão do Cinema Humanizado, realizada quinta-feira (29), foi acompanhada por Caio Richard e familiares. “Eu gostei muito. Queria que tivesse mais vezes”, conta o paciente. Para Ana Cristina da Conceição Santos, mãe do adolescente internado na unidade desde o último 23, o dia foi especial. “Eu amei a sessão e achei muito interessante. Serviu para ele se divertir”, afirma Ana Cristina. O paciente está recebendo assistência na unidade, com histórico de internações nos últimos cinco meses para continuidade do tratamento.

A ação, além de atenuar a rotina habitual dos pacientes, pode contribuir no tratamento. “Nós acreditamos numa melhora terapêutica significativa para cada paciente com esse tipo de atividade. Consideramos muito benéfico e tem mostrado o cuidado que temos realizado com nossos pacientes”, afirmou o diretor técnico do Hospital Macrorregional Dra. Ruth Noleto, Wesley Garcia.

Parceria 

O projeto tem a participação de estudantes de enfermagem da Faculdade de Imperatriz. Os acadêmicos realizam estágio na unidade. A atividade contou com a organização da professora e enfermeira Karla Vanessa, da Facimp Wyden, e das acadêmicas de enfermagem do 8° período Édila dos Santos Ferreira, Jéssica Thamires Feliciano Araújo, Ramila Soares da Silva e Ryzie Brito dos Santos. Na ocasião, foi feita uma atuação multiprofissional para o planejamento do projeto.

De acordo com Karla Vanessa Morais Lima, enfermeira especialista em UTI e pós-graduanda em gestão em saúde, a ação é diferenciada e preparada com muito carinho para receber os pacientes que estão em tratamento no Macrorregional. “Estamos muito felizes em começar esta parceria com o Hospital Macrorregional e, principalmente, oferecer este momento lindo e marcante aos pacientes”, afirma.

Fonte: SES