26 de outubro de 2018

Pacientes em tratamento de câncer de mama recebem doações de lenços

Campanha Outubro Rosa no Hospital de Câncer do Maranhão. (Foto: Márcio Sampaio)

 

Pacientes em tratamento de câncer de mama receberam doações de lenços, nesta quarta-feira (24), no auditório do Hospital de Câncer do Maranhão, em São Luís. A ação faz parte da campanha Outubro Rosa realizada pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Nira Rose foi diagnosticada com câncer de mama em 2015. Com a evolução do tratamento, ela tocou o sino da cura do Hospital de Câncer do Maranhão. “Tocar esse sino é sinal de vitória. Fui diagnosticada com um câncer de mama em 2015, fui tratada e graças a Deus estou curada, e só tenho que agradecer. Essa campanha de doação de lenços ajuda muito no fortalecimento da autoestima da mulher e com certeza influi no resultado positivo do tratamento”, afirmou.

O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, acompanhou o encontro integrativo com mulheres em tratamento de câncer assistidas no hospital. “Estamos batalhando para conscientizar a população sobre a importância da prevenção em todo o Maranhão e, dessa maneira, reduzir os índices de mortalidade. E essa redução entre as mulheres começa com cada um de nós, em casa, com a família e os mais próximos”, afirmou.

O diretor clínico do hospital, Stênio Santos, considera o Outubro Rosa um importante momento para alcançar os pacientes e a comunidade e diminuir a incidência de casos, por meio da prevenção ou diagnóstico precoce.

“Não estamos interessados apenas na cura, única e exclusivamente. Nós vemos o ser humano como um todo e essa visão compreende um olhar mais humanizado, proporciona melhores taxas de cura e melhor tratamento para os pacientes. Englobamos os melhores tratamentos quimioterápicos associados com uma acolhida mais humanizadas e isso reflete numa melhor qualidade de vida aos nossos pacientes”, destacou Stênio Santos.

Campanha Outubro Rosa no Hospital de Câncer do Maranhão. (Foto: Márcio Sampaio)

A entrega das doações de lenços foi feita pelos colaboradores da Secretaria de Estado da Saúde (SES) junto com o secretário Carlos Lula. A campanha teve o objetivo de promover o resgate da autoestima das mulheres que lutam contra o câncer.

 

Durante a ação, os fundadores da Fundação Antônio Bruno, Fátima Sousa e Antônio Lima Sousa, foram homenageados. A instituição é responsável por uma casa de apoio às pessoas com câncer.

Participaram do encontro o gerente de quimioterapia Ronald Coelho; a diretora administrativa da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh), Ethiana Trajano, a Gestora Estratégica de Pessoas da SES, Grasiella Campos Nunes de Sousa, pacientes em tratamento, além de profissionais da unidade.

Fonte: SES

Daucyana Castro