19 de fevereiro de 2020

Pacientes e acompanhantes da UPA Itaqui-Bacanga recebem orientações sobre ISTs

Funcionários da UPA Itaqui-Bacanga passaram orientações a pacientes e acompanhantes

Os pacientes e acompanhantes da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Itaqui-Bacanga receberam, na manhã desta quarta-feira (19) orientações sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). A ação na UPA teve como objetivo aproveitar o período carnavalesco para a necessidade do uso de preservativos para prevenir HIV/Aids e infecções.

“Repassamos aqui na UPA Itaqui-Bacanga orientações a respeito do Carnaval seguro, como o uso de preservativo feminino e masculino, além de também termos feito a distribuição para os clientes que frequentam a unidade, assim como pacientes internados e acompanhantes. O estado do Maranhão tem um número elevando de casos de HIV, e a nossa luta é justamente para diminuir esses números. Na verdade, essa é uma luta diária”, explicou a diretora administrativa da UPA Itaqui-Bacanga, Rachel Gonçalves.  

A palestra foi ministrada pela enfermeira Cristiane Ribeiro, que destacou a importância de ter relações sexuais seguras, principalmente no caso de jovens de 15 a 29 anos. “Sabemos que esse período (de Carnaval) é muito complicado porque, principalmente os jovens de 15 a 29 anos, ficam bem dispersos com relação a esses riscos. Por isso, enfatizamos muito em relação ao uso dos preservativos, o quanto é importante o uso da camisinha, não apenas por causa do HIV, mas sim das outras infecções sexualmente transmissíveis, como a Sífilis. A palestra foi voltada para os pacientes que buscam atendimento na UPA e estão na recepção aguardando sua vez. Aproveitamos esse momento para transmitir conhecimento a eles”, destacou.

Ações de conscientização nas UPAs são incentivadas pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH), que gerencia as unidades. Na semana passada, também foi realizada uma iniciativa semelhante na UPA Cidade Operária e no Centro de Especialidades Médicas. Na ocasião, funcionários da unidade e alunos da escola estadual Justino Pereira promoveram o Bloquinho da Prevenção, percorrendo algumas ruas do bairro chamando a atenção da população para a importância da evitar ISTs e gravidez não programada.

Para Letícia Nunes, que buscou atendimento na UPA Itaqui-Bacanga na manhã desta quarta-feira, esse tipo de ação é muito válida. “Acho de suma importância passar esse conteúdo em um ambiente em que as pessoas estão vindo para procurar uma melhora e ainda encontram um auxílio, nessa época do Carnaval. Achei importante os funcionários incentivarem o uso do preservativo, ensinando que é importante se prevenir. Gostei bastante”, afirmou Letícia Nunes.

Eduardo Ericeira