9 de fevereiro de 2023

Pacientes do Centro de Hemodiálise São Luís participam de cortejo carnavalesco na unidade

O clima carnavalesco contagiou, nesta quarta-feira (8), os pacientes, acompanhantes e funcionários do Centro de Hemodiálise São Luís. No equipamento da rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES), o dia foi de atendimento e muita folia com programação voltada às festividades momescas.  

O momento contou com a apresentação do grupo Sítio Produções. Um dos atores, Beto Silva, estilista do grupo, é também paciente da unidade. Ele faz tratamento no Centro de Hemodiálise há aproximadamente seis meses.  “Eu ganhei uma família. Aqui eu me sinto bem, sou respeitado, e nada mais gratificante do que eu vir aqui proporcionar esse momento de alegria para as pessoas que, assim como eu, estão inseridos neste processo”, destacou. 

Para a médica nefrologista Deborah Sousa, esse tipo de ação é fundamental no processo de tratamento e recuperação dos pacientes. “É fundamental promover esse tipo de ação na unidade. Garante interação entre equipe de profissionais, pacientes, acompanhantes, e fortalece esse relacionamento de pessoa para pessoa. Ajuda também na adesão dos pacientes ao tratamento. Sabemos que em muitas situações não é fácil e que não podemos desvincular o paciente de uma realidade de máquinas, mas é muito simbólico”, disse.  

Ideldina de Assunção Tavares Silva, que reside em Porto Franco, faz diálise há quatro meses. “Eu adoro Carnaval, São João, todo tipo de festa, isso traz alegria. Tem algumas recomendações a serem seguidas no nosso tratamento, não é fácil, mas esse é o tipo de ação que nos revigora e faz acreditar em dias melhores”, ressaltou.  

O Centro de Hemodiálise São Luís, gerenciado pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh), realiza atividades lúdicas e integrativas na unidade.  

“Entendemos a importância desses momentos para os pacientes e acompanhantes. Todos interagem e percebemos o envolvimento dos nossos colaboradores com as ações que desenvolvemos na unidade”, explicou a diretora administrativa do Centro de Hemodiálise, Silvana Balluz.

Daucyana Castro