10 de agosto de 2020

Pacientes de UTI do Hospital de Cuidados Intensivos recebem assistência odontológica

Os serviços na área de Odontologia seguem em pleno funcionamento no Hospital de Cuidados Intensivos (HCI), referência para o tratamento de pacientes com a Covid-19 no Maranhão. O serviço, executado de modo especial na UTI, diminui o risco de que pacientes intubados desenvolvam pneumonia devido à proliferação de bactérias na cavidade bucal. 

De acordo com Sandro de Matos Salgado, odontólogo que está na linha de frente da Odontologia na UTI Covid-19, ter este profissional dentro de uma UTI é fundamental para a remoção de foco infeccioso e controle de higiene oral. 

“A sepse é a principal patologia associada a óbito em UTI. Por isso, é imprescindível controlar a higiene oral, para prevenção de pneumonia associada à ventilação mecânica. Se a cárie em um atleta diminui o rendimento dele de 25 a 30%, imagine em uma pessoa hospitalizada. Um paciente com fungos na cavidade oral e com o sistema imunológico já debilitado pela Covid-19 influencia no desfecho de controle de infecção, oferece risco de pneumonia e impacta no tempo de internação”, explicou o odontólogo. 

O profissional explica ainda que é comum pacientes de UTI intubados e com muito tempo de sedação a perda de alguns reflexos de deglutição e proteção de via aérea. Na UTI, são realizados procedimentos como drenagem de abscesso, diagnóstico, higienização e extrações. 

Não há um consenso da comunidade científica, acerca da correlação da trombose e a Covid-19, mas alguns pacientes desenvolvem coágulos sanguíneos. Um deles é a trombose de ponta de língua. Tudo isso reforça o impacto do serviço odontológico na evolução do paciente. 

“É um serviço de grande importância para a unidade, não só para os pacientes de UTI, como para o hospital como um todo. Temos pacientes graves devido a Covid-19 e esse serviço diferenciado já está dando resultados”, afirmou o diretor clínico do HCI, Marcus Granjeiro.  

O Hospital de Cuidados Intensivos possui, atualmente, 42 leitos de UTI, que são assistidos por dois odontólogos que compõem a equipe multiprofissional da unidade. A unidade compõe a rede da Secretaria de estado da Saúde e é gerenciada pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH).

Daucyana Castro