Pacientes avaliam positivamente melhorias realizadas pelo Governo na UPA do Vinhais

Por Daucyana Castro

O Governo do Estado tem investido constantemente em melhorias nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Entre as unidades recentemente reformadas está a UPA Vinhais. Na unidade, a reforma incluiu a área da recepção e sala de medicação, além de possibilitar a criação de uma enfermaria adulto e a inauguração de uma nova ala pediátrica independente com a entrega de novos leitos. Ao aliar estrutura adequada e atendimento humanizado, a unidade tem sido bem avaliada pela população.    

“Recebemos uma atenção muito especial, minha mãe ficou em observação, foram feitos todos os exames. Muito bom o atendimento, tanto da acomodação, alimentação quanto no que se diz respeito à atenção dos profissionais. Agradeço a todos pelo que fizeram pela minha mãe, somente Deus para pagar a atenção que vocês tiveram conosco”, disse a auxiliar administrativo, Rita Nascimento que acompanhou a mãe, Maria Tereza da Silva Araújo, de 65 anos, atendida pela UPA. 

Para o médico que fez o atendimento inicial da paciente, o trabalho em equipe e a humanização no atendimento são essenciais para a obtenção de bons resultados. “Pacientes que são atendidos de maneira humanizada têm mais confiança na equipe e nos tratamentos, além de responder melhor aos recursos clínicos”, afirmou o médico e também diretor clínico da UPA Vinhais, Allan Estrela.  

A UPA do Vinhais faz parte da rede da Secretaria de Estado da Saúde e é administrada pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH). Na unidade, também foram realizados serviços como troca do piso e revestimento cerâmico, reforço das instalações elétricas, reforma no forro e pintura geral. A Ala Amarela (utilizada para internação) recebeu nova pintura e mobiliários, melhorias das instalações elétricas e os banheiros receberam revestimento cerâmico. 

“A trajetória de luta, união, conquista e, ainda, o esforço de toda a equipe do Governo permitiu muitas aquisições e melhorias nos últimos anos. Hoje, a UPA Vinhais é mais do que um prédio reformado. Nossa unidade é formada por profissionais comprometidos com o trabalho e dispostos a oferecer ajuda a todos aqueles que nos procuram em momentos de grande aflição”, comentou a diretora administrativa da unidade, Carol Hortegal. 

As UPAs fazem parte da Política Nacional de Urgência e Emergência, lançada pelo Ministério da Saúde em 2003, que estrutura e organiza a rede de urgência e emergência no país, com o objetivo de integrar a atenção às urgências.