31 de março de 2022

Paciente passa por procedimento inédito no Hospital Regional de Barreirinhas

Nataniel Diniz Sousa, pescador aposentado de 74 anos, passou por um procedimento cirúrgico inédito no Hospital Regional de Barreirinhas, na última semana. Com investimentos do Governo do Estado, o Hospital Regional de Barreirinhas passou a contar com a especialidade de Neurocirurgia desde janeiro de 2021, beneficiando os pacientes da região que necessitam de tratamento de alta complexidade. O equipamento de saúde atende a regional de Rosário e mais oito municípios.

“A realização deste procedimento inédito no Hospital Regional de Barreirinhas é reflexo dos investimentos que o Governo do Estado tem feito para ampliar a rede e os serviços públicos de saúde ofertados à população. É uma das muitas conquistas que temos alcançado no Maranhão na área da Saúde”, destaca o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.

Os investimentos do poder público estadual na unidade têm beneficiado pessoas como o senhor Nataniel. Morador do povoado Boa Vista, em Santo Amaro do Maranhão, ele foi vítima de Traumatismo Raquimedular Cervical, devido a um acidente doméstico e ficou tetraplégico. A cirurgia, realizada pela equipe de neurocirurgia do hospital, serviu para corrigir o deslizamento e fixar a coluna no lugar.

Após mais de seis horas de procedimento, o paciente foi levado para o Centro de Terapia Intensivo (CTI), onde se recupera. Realizada pela primeira vez na unidade de saúde, a cirurgia denominada Artrodese Cervical Anterior e Posterior fixou a coluna por duas vias, pela frente e por trás do pescoço, e é considerada de alta complexidade, como explica o neurocirurgião, Ellano Pontes.

“Com a cirurgia removemos a deformidade que comprometia a medula e prejudicava os movimentos, e fixamos a coluna para que ele possa fazer fisioterapia sem piorar a deformidade. Vamos acompanhá-lo neste primeiro ano após a cirurgia para avaliar a recuperação”, explicou o médico.

Mirian Sousa é filha do paciente e agradece o atendimento recebido na unidade. “A gente agradece toda a equipe do hospital que fez um atendimento excelente não só pro meu pai, mas também pra mim e minha mãe, que estávamos com ele o tempo todo. Foi muito bom ele ter sido operado perto de casa, sem precisar ir pra São Luís”, disse.

O diretor administrativo do hospital, Alder Leitão, destaca os avanços conquistados na unidade ao longo da gestão do governador Flávio Dino. “Passamos de um hospital de média para alta complexidade, não sendo mais necessário fazer tantas transferências para a capital. Esta cirurgia de alta complexidade realizada aqui só veio coroar todo o trabalho que a gente vem desenvolvendo na unidade”, afirmou.