Hospital do Servidor oferece serviço de ortopedia

Pacientes aguardam atendimento no setor de ortopedia do Hospital do Servidor

O Hospital do Servidor do Maranhão, unidade gerida pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH), dispõe de atendimentos em diversas especialidades médicas, entre elas, clínica médica, cardiologia, ginecologia, psiquiatria, pediatria, endocrinologia, nutrição, reumatologia, pneumatologia, hematologia, neurologia pediátrica, alergologia, dermatologia e ortopedia.

“Sempre procuro seguir as orientações médicas. Comecei a sentir dores nas articulações após os 50 anos. Hoje com 74, faço uso de medicamentos, mas como sou hipertensa, também preciso manter um maior controle”, contou a dona de casa Maria Nazaré Soares, que sofre de artrose e foi atendida no setor de ortopedia.

Segundo o ortopedista Jefferson Xavier, que atendeu dona Maria Soares, a artrose é um processo degenerativo do corpo. Por isso, o fortalecimento da musculatura é essencial.

 “A artrose surge pelo impacto de um osso sobre o outro. É algo mecânico. Logo, é importante exercitar os músculos para evitá-la. Quando o paciente já está com a doença, o importante é tratar”.

Ele lembrou que a doença piora progressivamente com o tempo e não existe cura. No entanto, os tratamentos podem retardar sua progressão, aliviar a dor e melhorar a função articular.

“A artrose é a perda da cartilagem. Nas academias, por exemplo, é importante a reposição de suplementação, mas as pessoas não podem esquecer o fortalecimento da cartilagem”, frisou.

Segundo dados do Ministério da Saúde, a artrose atinge 15 milhões de pessoas no Brasil. Além disso, conforme dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), a artrose é a quarta doença que mais reduz a qualidade de vida para cada ano vivido.