7 de maio de 2018

Novo Disque Saúde registra mais de 11 mil agendamentos em três semanas de funcionamento

 

(Foto: Divulgação)

O Governo do Estado iniciou a expansão do Disque Saúde. O serviço para agilizar o acesso da população às consultas do serviço ambulatorial passa a ser utilizado em sete unidades da rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES) da Região Metropolitana de São Luís. Em três semanas de funcionamento, o novo Disque Saúde registrou quase 11 mil agendamentos. O atendimento é feito pelo telefone 3190-9091, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

O Disque Saúde, serviço de agendamento do serviço ambulatorial da Secretaria de Estado da Saúde (SES), completou 18 dias de funcionamento, nesta quinta-feira (3), com o registro de 10.704 consultas agendadas. Em média, são 4 mil ligações diárias. Dentre as especialidades, Cardiologia, Neurologia, Endocrinologia, Otorrinolaringologia e Ortopedia são as mais procuradas.

“Com o Disque Saúde, o Governo do Estado simplifica o acesso da população aos serviços de saúde. Garantimos assim um tratamento digno e confortável aos cidadãos”, destaca o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.

Assunto relacionado:

Usuários aprovam Disk-Saúde

Nesta segunda-feira (7), o Centro de Saúde Dr. Genésio Rêgo e Hospital Infantil Dr. Juvêncio Mattos passarão a compor o serviço. Entre as unidades já com marcação de consultas por meio do Disque Saúde, estão o Centro de Especialidades Médicas e Diagnóstico Dr. Luiz Alfredo Netto Guterres, conhecido como Pam Diamante; o Centro de Medicina Especializada (Cemesp), no Bairro de Fátima; o Hospital de Câncer do Maranhão, o Hospital Geral da Vila Luizão, além do recentemente incluído no sistema, o Centro de Especialidades Médicas da Cidade Operária

A coordenadora da Central Integrada de Regulação Ambulatorial da SES, Mércia Gonçalves Lima, explica que o Disque Saúde foi um grande avanço ao integrar os canais de marcação das unidades que atende. No total, são 80 atendentes realizando o trabalho. “Se todas as vagas para o mês da especialidade pretendida estiverem esgotadas, a pessoa entra automaticamente na fila de espera e recebe um código de solicitação. Tentamos agendar com 15 dias no máximo”, ressalta.

Agendamento no Disque Saúde

Ao ligar para agendar uma consulta, o usuário deve fornecer o número do cartão do SUS e o nome do médico que deu o encaminhamento para a especialidade pretendida – com exceção de clínica geral, pediatria e ginecologia, que não é necessário o encaminhamento. O comparecimento à unidade de saúde deve ocorrer no dia e horário marcados, portando RG, cartão SUS, encaminhamento médico e o número fornecido pelo Disque Saúde.

Daucyana Castro