14 de novembro de 2017

‘Novembro Azul’ movimenta rede estadual de saúde

Campanha ‘Novembro Azul’ alerta os homens sobre os cuidados com a saúde, incluindo a prevenção e o combate ao câncer. (Foto: Julyane Galvão)

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), alerta os homens sobre os cuidados com a saúde, incluindo a prevenção e o combate ao câncer de próstata, de pênis e doenças crônicas não transmissíveis. As atividades integram a campanha ‘Novembro Azul’ realizadas em unidades de saúde da capital e do interior do estado.

Nesta terça-feira (14), a Maternidade Benedito Leite, São Luís, realiza palestras e faz o encaminhamento de pacientes para exames laboratoriais preventivos, além de encaminhamento para ultrassom da próstata para homens a partir de 40 anos. O atendimento será de livre demanda, ou seja, para todos que buscarem o serviço.

O médico Hilmar Ribeiro Hortegal, diretor geral da Maternidade Benedito Leite, ressaltou a importância da prevenção. “A gente sabe que o câncer de próstata e o câncer de pênis entre os homens têm incidência muito alta no Maranhão e por isso é importante essas ações de conscientizações, realização de exames PSA e ultrassonografia para trabalhar na prevenção e combate”, afirmou.

O vigilante Valmir Costa Santos, de 53 anos, já fez os exames e adverte os outros homens a se precaverem contra a doença. “Não tem que ter preconceito ou achar que vai ser menos homem por causa do exame. Temos que pensar no nosso bem e no bem da nossa família também. Este é o segundo ano que faço exames”, afirmou.

Além da realização de palestras sobre câncer de próstata e roda de conversas com pacientes e familiares, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) está oferecendo mutirões de consultas e cirurgias oncológicas e o rastreamento e coleta de dados para solicitação de exames de sangue para detectar o nível de antígeno prostático especifico (PSA).

Outras ações

Na Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão, em São Luís, programação semelhante acontece nesta quinta-feira (16), com destaque para distribuição de folders, roda de conversas, realização de testes rápidos e exames de ultrassom e PSA. No Hospital de Câncer do Maranhão será realizado um mutirão de cirurgias urológicas oncológicas nesta sexta-feira (17), além de mutirão de consultas, a partir das 7h, no próximo sábado (18). Na unidade de saúde acontecerão ainda rodas de conversa com pacientes e familiares.

As ações do ‘Novembro Azul’ são realizadas, também, no Hospital Macrorregional de Imperatriz, no Macrorregional de Pinheiro, Hospital de Lago dos Rodrigues, na UPA do Araçagi, Centro de Especialidades Médicas – PAM Diamante, Centro de Medicina Especializada (Cemesp), Hospital de Câncer do Maranhão, UPA do Itaqui Bacanga, UPA do Parque Vitória, Hospital Presidente Vargas, Hospital Regional de Caxias, Maternidade Marly Sarney e Maternidade Benedito Leite, dentre outras unidades.

Maternidade Benedito Leite
14/11 – Orientação para prevenção do câncer de pênis e encaminhamento para ultrassom da próstata (para homens a partir de 40 anos).

Hospital e Maternidade Marly Sarney
16/11 – Testes rápidos (12h às 14h), distribuição de senhas para exames de ultrassonografia e exames laboratoriais PSA (às 14h15); realização de exames (às 15h); e avaliação nutricional (16h30).

Hospital Macro Regional da Baixada Maranhense Dr. Jackson Lago – Pinheiro
18/11 – Mutirão de ultrassonografia de próstata

Hospital Regional de Caxias
Nos dias 14, 18, 22 e 29 de novembro – mutirão de cirurgias urológicas

Hospital de Lago dos Rodrigues
28/11 – Realização de exame de ultrassonografia de próstata para faixa etária a partir dos 40 anos (agendamento na unidade com a coordenação).

Fonte: Secretaria de Estado da Saúde(SES)