22 de fevereiro de 2018

Mutirão do Glaucoma atende população maranhense em vários municípios maranhenses

????????????????????????????????????

Equipe de Saúde atenderá, até segunda (26) em várias localidades do Maranhão

Mutirão do Glaucoma. (Foto: Julyane Galvão)

Municípios das regionais de Saúde de Presidente Dutra, Caxias, Itapecuru, Codó e Viana recebem ações do Mutirão do Glaucoma, executado pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), que tem como objetivo prevenir a população da doença, assim como realizar o diagnóstico precoce.

Nesta quinta-feira (22), pacientes das cidades de Presidente Dutra e Santo Antônio dos Lopes serão beneficiados pelo programa. Os atendimentos serão realizados no Hospital Macrorregional de Presidente Dutra pela manhã e no Posto de Saúde Elizoneth Ferreira Lima durante a tarde.

Anteriormente, foram contempladas as cidades de São José dos Basílios, Joselândia, Santa Filomena, Gov. Luiz Rocha, Graça Aranha, Capinzal do Norte, Gonçalves Dias, Dom Pedro, Gov. Archer, Gov. Eugênio Barros, Senador Alexandre Costa, São João do Sóter, Caxias, Aldeias Altas, Coelho Neto, Afonso Cunha, Duque Bacelar e Buriti.

Para a secretária adjunta de Assistência à Saúde da SES, Carmem Belfort, essa ação integra um conjunto de atividades que visam ampliar o acesso da população aos serviços de saúde. “O Governo tem levado a todas as cidades a possibilidade das pessoas terem um diagnóstico precoce, perceberem os sintomas e receberem orientações sobre hábitos saudáveis que evitam ou minimizam os agravos provocados pelo glaucoma”, afirmou.

Moradora da cidade de Santa Filomena, município que faz parte da Regional de Saúde de Presidente Dutra, Irlana Sheila Santos de Oliveira, de 45 anos, foi diagnosticada com a doença e destacou a importância do serviço ofertado pela gestão estadual. “Eu descobri que tenho glaucoma durante o mutirão realizado em Santa Filomena. Hoje, estou fazendo o tratamento e só tenho a agradecer. É um serviço com excelente atendimento, receptividade e profissionalismo da equipe”, disse emocionada.

Mais prevenção nas regiões de Itapecuru, Codó e Viana

As cidades das regionais de saúde de Itapecuru, Codó e Viana também recebem as equipes do mutirão do glaucoma. Ao todo, 22 municípios que compõem estas regionais serão beneficiados pelo programa estadual.

A partir desta quinta (22), a população de Cajari e Viana será atendida durante a ação que é voltada para o público em geral, incluindo os pacientes do grupo de risco – pessoas acima de 40 anos, com a pressão intraocular elevada, histórico familiar de glaucoma e portadoras de doenças como diabetes, hipertensão e hipertireoidismo.

A população receberá suporte das equipes formadas por oftalmologistas e técnicos. Em Cajari, os atendimentos começam a ser realizados a partir de 8h na Escola José Anchieta, localizada na Rua Manoel Clodomir Serejo, 238, no Centro. Em Viana, as consultas e avaliações começam a partir das 14h, no Centro de Saúde José Bonifácio Pacífico Serra, na Avenida Jorge Abraão Duailibe, s/n, no Citel. Para ser atendido é necessária a apresentação da cópia do documento de Identidade, cartão do SUS e comprovante de endereço.

Durante o mutirão, além da consulta, os pacientes realizam exames e, segundo diagnóstico, recebem a medicação logo após o atendimento, além de serem encaminhados ao tratamento. Com avaliação do médico, o diagnóstico é dado em questão de poucos minutos, por meio dos exames de campimetria, a tonometria e a fundoscopia.

O mutirão permite a detecção precoce da doença, o que contribui para o tratamento mais rápido e adequado, evitando a perda da visão. Além disso, é possível realizar o diagnóstico de outras doenças como a catarata, também frequente no diagnóstico dos pacientes durante as ações de combate ao glaucoma.

Programação do Mutirão do Glaucoma

Sexta-feira (23)
Cantanhede – UBS Clóvis Chaves – Avenida Rio Branco, s/n, Centro
São Mateus do Maranhão – Colégio São Francisco – Rua Benu Lago, S/N, Centro