11 de setembro de 2020

Música e cinema ajudam no tratamento de pacientes no Hospital Dr. Rubens Jorge, em Lago da Pedra

O Hospital Regional Dr. Rubens Jorge, no município de Lago da Pedra, está desenvolvendo o Projeto Bem Cuidar. As atividades envolvem musicoterapia e sessões de cinema e são voltados aos pacientes da enfermaria e UTI da unidade, gerida pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH).

“Promovemos o Projeto Bem Cuidar com o intuito de melhorar a qualidade de vida e bem estar durante a permanência dos pacientes na instituição”, destacou a diretora administrativa do hospital, Solange Vieira.

Durante a musicoterapia, profissionais da saúde da unidade percorrem os corredores e salas do hospital soltando a voz, cantando músicas motivacionais e levando alegria aos pacientes internados na unidade. “A música estimula o cérebro e ajuda pacientes a enfrentarem as dificuldades de um tratamento, com mais bem-estar e alegria. Dessa forma levamos saúde em forma de amor aos pacientes do Hospital Regional Rubens Jorge”, complementou.

Além da musicoterapia, os pacientes das enfermarias assistem a boas e animadas sessões de cinema. Uma delas aconteceu nesta quinta-feira (10) e o filme escolhido foi “Intocáveis”, um clássico do cinema que narra uma bela história de superação. Um lanche saudável foi distribuído à plateia.

Todas as atividades na unidade são acompanhadas pela equipe multiprofissional, formada por fisioterapeuta, enfermeiros, psicólogo, além de supervisores administrativos, coordenadores e diretores do hospital.

“Foi um momento descontraído. A gente está em um local desse não é por querer. A sessão de cinema foi uma maravilha, tanto eu como todos que puderam acompanhar gostaram. Foi uma ideia excelente, eu gostei”, disse o pintor Edivan da Silva Oliveira.

Nesta quinta-feira (10) foi realizada a sessão de cinema com pacientes da enfermaria e ainda contou com a presença de acompanhantes. O público pode assistir o filme “Intocáveis”, um clássico do cinema que narra uma bela história de superação. A sessão de cinema foi com direito a um lanche saudável a toda plateia.

“Foi uma tarde cheia de descontração. Todas as atividades na unidade são acompanhadas pela nossa equipe multiprofissional, formada por fisioterapeuta, enfermeiros, psicólogo, supervisores administrativos coordenadores e diretores do hospital”, frisou Solange Vieira.

O projeto existe há dois meses e foi elaborado pensando em aliviar o desconforto muitas vezes provocado pela covid-19.

Mesmo passado o período da pandemia, segundo a Direção Geral da unidade hospitalar, o Projeto Bem Cuidar vai permanecer, pelo sucesso do resultado positivo entre os pacientes.

Eduardo Ericeira