7 de agosto de 2017

Moradores se identificam com nova Agência para o trabalhador no Anjo da Guarda

Governo convidou o artista Wagner Barros para valorizar a entrega de mais um espaço público para a comunidade. Foto: Jorge Ribeiro

Uma fachada diferente está chamando a atenção dos moradores no bairro Anjo da Guarda. A Agência Casa Brasil localizada na rua Guadalupe esquina com rua Cuba no bairro Anjo da Guarda, em São Luís, está sendo reformada e adaptada pelo Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura de São Luís, por meio das Secretarias de Estado da Infraestrutura (Sinfra) e de Trabalho, Emprego e Economia Solidária (Setres), para funcionar também com o Sistema Nacional de Emprego (Sine).

A pintura da fachada, lateral e fundo está sendo finalizada com um trabalho artístico de grafitagem. “Essa ideia surgiu para que a comunidade fizesse parte de todo o processo. Obviamente que isso chama a atenção para o prédio público que está se integrando à comunidade, com a questão local, com a cultura e com as atividades que o governo também faz nesse prédio público e ainda evita a pichação e valoriza o artista do grafite”, explicou o secretário adjunto de obras civis, Eninson Hipólito.

Dona Lourdes está feliz com a obra no bairro Anjo da Guarda. Foto: Jorge Ribeiro

Foi dessa forma que o artista Wagner Barros, apaixonado pela arte,  recebeu o convite para finalizar a obra e pensou em valorizar a cultura maranhense e a vida do trabalhador. “Pensando nisso fizemos algumas simbologias, tipo da carteira de trabalho com as duas mãos uma passando a carteira para a outra. Já a ideia da serpente veio desde o meu cotidiano, quando eu era criança já ouvia a lenda da serpente da cidade e aqui fizemos a simbologia de uma serpente bem mais colorida, algo mais vibrante que as pessoas passam e se identificam com as cores, param, tiram fotografias”, conta Wagner Barros.

Vizinha da nova agência para o trabalhador, a aposentada Lourdes Marinho aprovou o trabalho artístico de Wagner. “Eu achei legal e eu já disse pra ele que está nota 10. E também é muito importante para nós aqui da comunidade”. E finalizou dizendo qual foi o seu desenho preferido da parede: “Eu gostei do boizinho porque nós somos nordestinos, ô coisa mais linda! Gostei, nota 10!”.

Reforma e Adaptação

Com a reforma e adaptação, o prédio ganhou mais três salas de apoio, uma sala grande para atendimento e uma recepção. As outras três salas e  auditório utilizado para palestras e oficinas que já existiam foram revitalizados com reparos na sua estrutura e receberam nova pintura.

Para finalizar a obra falta colocar as bancadas para o atendimento na recepção e a conclusão da grafitagem na área externa. Com a etapa de obras concluídas a agência será entregue para a Secretaria de Estado de Trabalho e Economia Solidária (Setres), que será a responsável pela mobília e funcionamento do local.

Governo está reformando e adaptando o prédio da Casa Brasil no Anjo da Guarda. Foto: Jorge Ribeiro

O Secretário de Estado da Infraestrutura Clayton Noleto reiterou a importância do trabalho planejado e integrado entre as pastas com o propósito de melhorar a vida das pessoas. “O trabalho firme, dedicado e com o uso racional dos recursos públicos tem permitido ao governo Flávio Dino ampliar a prestação dos serviços públicos, como o aumento do número de restaurantes populares, unidades do Viva, e, agora, com mais este equipamento público a serviço do cidadão”, enfatizou Noleto.

Com a Agência Brasil a população tem um espaço próprio para participar de cursos profissionalizantes e treinamentos para o mercado de trabalho. O Sine (Sistema Nacional de Emprego) presta serviços como a intermediação entre o trabalhador e as empresas, de forma gratuita. Isso ajuda a colocar ou reinserir os maranhenses no mercado de trabalho.

“Por determinação do governador, vamos inaugurar essa agência de trabalho no Anjo da Guarda. Será um Sine com todos os serviços que fazemos aqui na nossa sede, para a população do eixo Itaqui-Bacanga”, disse o secretário de Trabalho e Economia Solidária do Maranhão, Julião Amin.

Hoje, a agência do Sine em São Luís fica na Rua do Sol, 191, no mesmo local onde está a Secretaria do Trabalho. Ela será mantida. A unidade no Anjo da Guarda vai ampliar o atendimento aos trabalhadores da capital.