30 de julho de 2017

Moradores destacam melhoria da segurança com posto policial do Araçagi

Policiais da 3ª Companhia realizam abordagens a ônibus na MA 203. Foto: Handson Chagas/Secap

Morador do bairro da Raposa há 30 anos, o auxiliar de serviços gerais Francisco Diniz passa todos os dias na Avenida dos Marinheiros, no Araçagi, para chegar e voltar do trabalho. Ele conta que as caminhadas para pegar o ônibus estão mais seguras e tranquilas: “Melhorou 100% com a presença da polícia agora aqui. A gente sempre vê na rua, passando nas viaturas, nas motos, a segurança melhorou muito”.

Trabalhando há 30 anos no Araçagi, Francisco Diniz reconhece melhoria com a 3 ª companhia. Foto: Handson Chagas/Secap

Os colegas de trabalho Damiana Costa Neves e Wilderlan Paixão dos Santos também costumavam esperar os grupos que chegavam ou saíam do trabalho. “A gente evitava andar sozinho com medo de assalto, marcava com os outros colegas. Agora não”, diz Damiana. “A gente pode até demorar um pouco mais, sair mais tarde até. Antes não podia, tinha que sair enquanto estava claro”, completa Wilderlan.

O posto policial da 3ª Companhia do 8º Batalhão de Polícia Militar foi inaugurado oficialmente no último dia 14, mas já há aproximadamente três meses tem garantido a segurança de moradores e também de quem passa ou trabalha no bairro do Araçagi, na Região Metropolitana de São Luís.

O posto está localizado na Avenida dos Marinheiros, próximo à MA-203 e à sede do Sesi no bairro. Com posição estratégica, a ele estão ligados 103 policiais que se revezam diuturnamente nas ações de patrulha preventiva do bairro, abordagens a ônibus e pedestres, atendimento de ocorrências e também para o cumprimento de decisões judiciais de reintegração de posse, busca e apreensão, entre outros.

Entre os bairros atendidos, além do Araçagi também foram incluídas áreas vizinhas do Parque Vitória, Alto do Turu, Avenida São Luís Rei de França e parte do Olho d’Água.

Damiana Neves reconhece melhoria da Segurança no Araçagi. Foto: Handson Chagas/Secap

Para isso, a companhia conta ainda com cinco viaturas e apoio de grupos táticos como o Grupamento Tático Móvel (GTM) e o Albatroz, que faz o policiamento com a utilização de motocicletas que facilitam o acesso às comunidades atendidas. Também são comuns as parcerias com a Companhia de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRV) e da Unidade de Segurança Comunitária (USC) para realização de blitzen e incursões especiais nos bairros.

De acordo com a capitã que comanda a 3ª Companhia, Marcela Mouzinho Uhlmann, o novo posto especializa a atuação policial no bairro e inibe as práticas criminosas: “Estamos ligados ao trabalho que já era feito pelo 8º Batalhão, mas agora estamos dentro do bairro, acompanhando, estudando a natureza e locais das ocorrências e evitando que elas ocorram”.
Uma das ocorrências recorrentes na região, por exemplo, era a invasão de domicílios. Com o trabalho realizado – que conta com o apoio da comunidade –, nos últimos três meses quatro suspeitos de liderar quadrilhas especializadas nesse crime foram presos e estão à disposição da justiça. Suspeitos de serem cúmplices e outros integrantes também foram presos.

Contato

3ª Companhia de Polícia Militar garante segurança no bairro do Araçagi. Foto: Handson Chagas/Secap

Além dos chamados recebidos pelo telefone 190, via Centro Integrado de Polícia e Segurança (CIOPS), a capitã e policiais do posto participam de grupos de WhatsApp da comunidade, que informa movimentações e presenças suspeitas. As viaturas e,  recentemente, o posto também contam com números para contato de quem mora ou transita pelo Araçagi.

“A gente sempre informa para que assim possa também prestar um trabalho melhor, atender mais rapidamente a comunidade”, conta a capitã.

O número fixo do posto é o (98) 3199-2363. Já as viaturas, atendem chamados diretos nos bairros do Olho d’ água pelo número (98) 9 8882-5406; pelo (98) 98876-0174 no Parque Vitória; 9 8882- 5585, 98865-0631 e 98876-0168 no Araçagi.