1 de agosto de 2017

Ministro da Saúde visita hospital conveniado com o Governo Estado na capital

Ministro da Saúde, Ricardo Barros; vice-governador, Carlos Brandão, e demais autoridades durante a visita. Foto: Francisco Campos/SES

O primeiro compromisso oficial do ministro da Saúde, Ricardo Barros, em São Luís, na segunda-feira (31), foi a visita ao Hospital do Câncer Aldenora Bello (HCAB). Ele estava acompanhado pelo vice-governador, Carlos Brandão; secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula; secretário municipal de Saúde, Lula Fylho; deputado federal, André Fufuca; senador Edison Lobão, a presidente da Fundação Antônio Dino, Enide Jorge Dino, entre outras autoridades e técnicos da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

O encontro com a direção da Fundação Antônio Jorge Dino (FAD) e do HCAB ocorreu com a apresentação do funcionamento do Centro de Alta Complexidade em Oncologia (CACON), ampliação da radioterapia, serviços de construção da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Pediátrica de cinco leitos – os gastos totalizarão R$ 1,45 milhões, sendo 55% em equipamentos e mobiliário e 45% em projeto de construção civil. O custeio mensal será de R$ 430. 000,00. O projeto de construção do anexo hospitalar, assim como a expansão da unidade levou o ministro a ressaltar a importância da pactuação tripartite, estabelecendo contrapartidas federal, municipal e estadual no custeio.

“O contexto nosso, dentro do SUS, é o financiamento tripartite. O nosso objetivo é levar o tratamento mais perto das pessoas”, disse o ministro Ricardo Barros.

Durante a visita, o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, contou que a Fundação Antônio Jorge Dino (FAD) recebeu repasse do Governo do Estado para o Hospital do Câncer Aldenora Bello (HCAB). O convênio celebrado para custeio com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) é no valor de R$ 5 milhões.

“Desde 2016 celebramos convênio com a Fundação Jorge Dino para complementação de custeio de tratamento oncológico de pacientes. Com o pagamento previsto em cinco parcelas, ainda em vigor, também foi possível a aquisição de acelerador linear – equipamento utilizado dentro do serviço de radioterapia”, ressaltou o secretário Carlos Lula.

O vice-presidente da Fundação Antônio Dino, Antônio Dino Tavares, destacou a parceria com o Governo do Estado. “É a primeira vez que um ministro da saúde visita o nosso hospital. Eu acho que isso é um grande prestígio pra nós, uma grande honra. Já os secretários Carlos Lula e Lula Fylho já visitaram e conhecem o nosso hospital. Nós sempre fomos muito bem recebidos pelo secretário Carlos Lula. Firmamos um convênio com Secretaria da Saúde. Penso que é importante ele sempre ver como vem sendo aplicado o dinheiro do convênio e de que forma o trabalho vem sendo realizado”, explicou Antônio Dino Tavares.

Investimentos

Para fortalecer as ações de prevenção e combate ao câncer na Região Tocantina, o Governo do Estado vai oferecer serviços na área de oncologia pediátrica no Hospital Macrorregional Dra. Ruth Noleto, no município de Imperatriz. O atendimento será executado por meio de um aditivo ao contrato do poder público estadual com o Hospital São Rafael, no valor contratual de R$ 205.402,23. O resultado é um investimento anual de mais R$ 1.027.011,88. Os serviços incluem assistência oncológica pediátrica clínica e cirúrgica, com o suporte de leitos de UTI. Segundo o contrato, o Governo já investe mensalmente R$ 821.609,65.