15 de março de 2019

Março Lilás: Governo promove mutirões de prevenção ao câncer de útero

Ações de prevenção ao câncer do colo do útero serão intensificadas pelo Governo do Maranhão durante o Março Lilás, que visa alertar mulheres para os cuidados com a saúde. Promovidas pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), as atividades têm como eixo central o combate ao câncer e acontecerão em unidades de saúde.

Nesta sexta-feira (15), o mutirão de preventivos será realizado no Centro de Especialidades Médicas (CEM) da Cidade Operária, Centro de Saúde Dr. Genésio Rêgo, Hospital do Câncer do Maranhão, Hospital da Vila Luizão e Hospital Aquiles Lisboa. O atendimento será das 8h às 12h e das 14h às 17h. Cerca de 120 pacientes serão atendidas por unidade de saúde na ação. A próxima edição do mutirão de preventivo nas cinco unidades será realizada no dia 29 de março.

O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, ressaltou que o poder público estadual disponibiliza às mulheres cuidado integral, com promoção da saúde, diagnóstico e tratamento. “Avançamos na expansão da rede materno-infantil, otimizando o atendimento, especialmente no interior do estado. Com o mutirão, a gestão proporciona acesso às especialidades e comodidade no atendimento”, destacou.

A vacina contra o Papilomavírus Humano (HPV) é uma das estratégias mais eficazes de prevenir o câncer de colo do útero, um dos tipos mais evitáveis da doença. As duas doses da vacina são disponibilizadas gratuitamente na rede pública para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos.   Durante o mutirão, a vacinação será realizada no Hospital Aquiles Lisboa, Centro de Saúde Genésio Rego e CEM da Cidade Operária. “A ação tem como objetivo o rastreio da doença do câncer de colo do útero. É uma prioridade do governo a saúde da mulher, da adolescente e da pessoa idosa”, explicou a superintendente de Acompanhamento da Rede de Saúde da SES, Mayrlan Avelar.

Atendimento

Para o atendimento no mutirão, o paciente precisa apresentar documento de identidade e cartão do SUS. O resultado do exame Papanicolau será entregue na unidade no prazo de 15 dias. O preparo para o exame inclui não ter relação sexual, mesmo com camisinha, dois dias antes do exame; não usar duchas ou cremes vaginais dois dias antes do exame. O exame não deve ser feito no período da menstruação.

Mutirão de Preventivos 

CEM da Cidade Operaria – Avenida Principal, S/N – Cidade Operária
Hospital Aquiles Lisboa – Av. José Sarney S/N, Bairro Vila Nova
Centro de Saúde Dr. Genésio Rêgo – Avenida dos Franceses, S/N – Vila Palmeira
Hospital do Câncer do Maranhão – Praça Neto Guterres, n.º 2 – Madre Deus
Hospital da Vila Luizão – Rua São Paulo, S/N – Vila Luizão

Daucyana Castro