11 de agosto de 2017

Maranhão é destaque no Seminário de Ouvidorias, Transparência e Acesso à Informação realizado no Amapá

Ouvidor-geral do Maranhão, Marcos Caminha, junto com o controlador-geral do Amapá, Otni Alencar. Foto: Divulgação

A Secretaria de Estado de Transparência e Controle (STC) do Maranhão participou, na quinta-feira (10), do I Seminário de Ouvidorias, Transparência e Acesso à Informação no auditório do Museu Sacaca no Estado do Amapá. O evento foi realizado pela Rede de Ouvidorias do Amapá em parceria com o Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU). O objetivo do seminário foi fortalecer e fomentar as ouvidorias locais, além de incentivar a participação da sociedade na gestão pública.

O convite à Transparência do Governo do Maranhão foi feito pela Controladoria-Geral do Estado do Amapá (CGE/AP), que destacou, em documento, que “o evento é importante para o fortalecimento e integração das ouvidorias do Estado, que são mecanismos essenciais ao controle interno e visam auxiliar no controle social com a participação de toda a população”.

Na ocasião, a STC foi representada pelo ouvidor-geral do Estado, Marcos Caminha. Em sua fala, o ouvidor-geral tratou da experiência de gestão da Transparência do Governo do Maranhão, apresentando o êxito de elevar o Estado da nota 0 para 10 na Escala Brasil Transparente. “O fortalecimento do controle social no Maranhão é referência nacional”, contou Marcos Caminha. “Nesse sentido, apresentamos nossa política de Transparência e Ouvidoria na promoção da prevenção e do combate à corrupção. Por certo, o Amapá terá bons resultados nesse sentido e garantirá, cada vez mais, acesso a direitos”, completou.

Além do ouvidor-geral do Maranhão, Marcos Caminha, outros profissionais do segmento em âmbito nacional participaram do seminário, apresentando painéis sobre a temática e socializando suas experiências na área. O ouvidor-geral da União, Gilberto Waller, tratou do papel das instituições nos Estados e da Rede Nacional, a qual o Amapá aderiu no ano de 2015.

O presidente do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), Roberto Amoras, também esteve presente no evento e falou sobre transparência e acesso à informação no Estado do Pará. O controlador-geral do Estado do Amapá, Otni Alencar, destacou o atual cenário de transparência e de acesso à informação no Estado do Amapá.

Marcos Caminha (ouvidor-geral do Estado), Otini Alencar (CGE/PA), Jeane Tourinho (Diretor de Ouvidoria da CGE/AP), Gilberto Waller Jr (Ouvidor-Geral da União), Roberto Amoras (Auditor-Geral do Estado do Pará e presidente do CONACI). Foto: Divulgação

Powered by WPeMatico

Daucyana Castro