24 de agosto de 2021

Maqueiros recebem treinamento sobre Ergonomia no Hospital Regional Alarico Nunes Pacheco, em Timon

Por Daucyana Castro

Dez profissionais do Hospital Regional Alarico Nunes Pacheco, em Timon, que atuam como maqueiros na unidade de saúde participaram, esta semana, de uma palestra sobre Ergonomia NR-17, uma Norma Regulamentadora que diz respeito à ergonomia no ambiente de trabalho. O objetivo é permitir a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores, no sentido de proporcionar conforto, segurança e desempenho eficiente.

A palestra foi ministrada pela técnica de Segurança do Trabalho, Maria do Socorro, e abordou a importância do uso dos equipamentos e medidas de segurança e prevenção.

“Esse assunto foi de extrema importância para esses profissionais. Nosso objetivo é proporcionar, cada vez mais, melhores condições de trabalho aos colaboradores. Tivemos a participação da nossa equipe multidisciplinar e houve também a entrega de cintas ergonômicas”, explicou a diretora geral do Hospital Regional Alarico Nunes Pacheco, Ana Patrícia Bringel.

Gilberto Aparecido Rios da Rocha, de 30 anos, trabalha no Hospital como maqueiro. Ele participou da palestra e agradeceu pelas informações repassadas e pelo novo equipamento. “O médico orientou mesmo a usar essa cinta para que eu pudesse exercer a minha função sem comprometimento na minha coluna. Agradeço demais o cuidado e a valorização dos profissionais por parte da administração do hospital”, frisou o maqueiro.

Gilberto trabalha como maqueiro no Hospital Alarico Pacheco

O  engenheiro de segurança do trabalho da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH), Evaristo Rocha dos Santos Filho, explica que a cinta ergonômica é um dos mais importantes equipamentos de proteção individual (EPI).

“Essa cinta permite limitar e corrigir o movimento da flexão dorsal / lombar para manter, auxiliar e restaurar uma boa postura, além de proteger o alinhamento da coluna de maneira preventiva, mantendo assim uma carga compressiva uniforme nas vértebras ao levantar peso”, explicou o engenheiro.