28 de setembro de 2016

Mais de 40 cirurgias são realizadas no ‘Mutirão Mais Saúde’ no Hospital Geral de Grajaú

Encerrou nesta terça-feira (28), o Mutirão de Cirurgias realizado no Hospital Geral de Grajaú (HGG) –image003-7 administrado pela EMSERH,  que iniciou no último sábado (24). Esta ação faz parte do ‘Mutirão Mais Saúde’, organizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Cirurgias de histerectomia, hérnia e colecistectomia (vesícula) foram agendadas na unidade de saúde, que contabilizou dez histerectomias, 19 cirurgias de hérnia e 20 de vesícula. Com esta ação, Secretaria de Estado da Saúde (SES) zera a demanda existente, oferecendo a população assistência humanizada, e ainda, encurtando o tempo de espera dos pacientes.

Os pacientes, vindos de municípios próximos, comemoram a realização do mutirão e ressaltam a qualidade dos serviços e da equipe médica. Moradora de Arame, Ivanildes Moraes, 60 anos, aguardava há dois meses para retirar a vesícula e com a chegada do mutirão, o procedimento foi agilizado. “Consegui fazer a minha cirurgia que esperava há tanto tempo. Finalmente, me livrei deste problema. Agora é só me recuperar em casa”, afirmou a aposentada.

Já Eliudes Freitas saiu duas vezes do município de Formosa da Serra Negra para tentar fazer a cirurgia de hérnia sem sucesso. Nesta terceira vinda a Grajaú, a dona de casa conseguiu retirar a hérnia e elogiou o atendimento. “A equipe médica me tratou muito bem e expliquei a demora que sofri para me operar. Aqui abriram as portas e entrei rapidamente. Graças a Deus, não aguentava mais voltar para casa com dor”.

Hugo Mendes, cirurgião geral, explica o porquê da elevada demanda de cirurgias de hérnia e vesícula. “A retirada da hérnia ocorre quando há perdas significativas de colágeno na parede abdominal. Já a cirurgia de vesícula é atribuída à má alimentação com ingestão diária de gorduras”, detalha.

A diretora administrativa do Hospital Geral de Grajáu, Monalisa Sousa, ressalta que o mutirão de cirurgias atendeu o objetivo de zerar os casos mais urgentes que aguardavam atendimento. “As cirurgias de hérnia e vesícula são as maiores demandas que temos e foram operados alguns dos casos mais urgentes que estavam na fila, toda a equipe se empenhou nesse trabalho”, contou.

Caravana Mais Saúde

A Caravana Mais Saúde em Grajaú teve início na segunda-feira (26) e encerrou na terça-feira (27). Além do mutirão de cirurgias fazem parte da ação serviços e atividades como realização de exames preventivos, mamografia, papanicolau e palestras; testes rápidos de HIV, Hepatites Virais e Sífilis; orientação e avaliação nutricional; orientações sobre tuberculose, hanseníase, dengue; verificação de pressão arterial e glicemia; imunização; orientações sobre crescimento e desenvolvimento, controle da hipertensão arterial e diabetes, pé diabético e envelhecimento saudável.

Daucyana Castro