11 de abril de 2023

Líderes da EMSERH participam da aula inaugural do curso de Pós-Graduação em Gestão da Qualidade e Mapeamento de Processos

Fotos: Francildo Falcão

Por Emmanuel Lopes

Foi realizada nesta segunda-feira (10) no auditório do Centro Universitário Dom Bosco – UNDB a aula inaugural do curso de Pós-Graduação “Especialização em Gestão da Qualidade e Mapeamento de Processos”, destinada a colaboradores em cargos de liderança da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH). O curso faz parte do Programa de Desenvolvimento de Líderes da empresa.

“O aperfeiçoamento de habilidades deve ser um exercício contínuo. Isso impacta diretamente numa gestão por resultados. É um propósito da EMSERH cada vez mais investir no aprimoramento e capacitação de seus líderes”, frisou Marcello Duailibe, presidente da EMSERH.

Para o diretor de Gestão Pessoas da EMSERH, Jorge Araújo, o objetivo é garantir um ambiente de troca, de transformação e promover a liderança com qualidade e excelência. “Com esse curso hoje foi dado o pontapé inicial para desenvolvimento dessas pessoas com um todo. Todas as ações visam capacitar e valorizar os colaboradores da EMSERH”, opinou Jorge Araújo.

O Programa de Desenvolvimento de Líderes visa o fortalecimento das habilidades comportamentais dos líderes por meio do aperfeiçoamento contínuo, com o objetivo de alcançar uma gestão de alta performance. A iniciativa que está sendo realizada em uma parceria público-privada com a UNDB foi ressaltada pela professora Ceres Murad, Reitora da UNDB.

Reitora da UNDB na aula inaugural

“Essa é uma parceria que nos orgulha muito e um passo muito importante para quem estar no trabalho. Antigamente, achávamos que o máximo da nossa carreira seria um emprego, e hoje sabemos que não é assim, tudo muda muito rápido e nossas habilidades e capacidades perdem seus valores muito rapidamente. A UNDB vai facilitar a aprendizagem desses alunos, desses profissionais, que estão buscando aqui, uma renovação dos seus saberes e habilidades”, disse Ceres.

A consultora da Gestão Hospitalar da EMSERH, Kirlian Araújo, uma das participantes do curso,  ressaltou que o aperfeiçoamento dos líderes é fundamental e faz a diferença tanto na gestão dos profissionais como na humanização do sistema único de saúde. “Acredito que vai influenciar muito no dia a dia do meu trabalho dentro da Gestão Hospitalar, pois vai ser mais uma habilidade que estarei adquirindo, onde poderei levar esse conhecimento e replicá-lo para a equipe, aprimorando nosso processo de trabalho, e consequentemente, melhorando a assistência em saúde para a população”.

Secretário de Saúde Tiago Fernandes proferiu aula magna

A Aula Inaugural contou com a palestra do secretário de Estado da Saúde do Maranhão, Tiago Fernandes. Em sua fala, ele focou na importância da capacitação dar continuidade ao trabalho que já é desenvolvido na gestão pública de saúde estadual. “Sobretudo, a capacitação dos servidores envolvidos, para que a gente possa estar otimizando a prestação das atividades desenvolvidas dentro da empresa pública, que é a Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares. Dessa forma, é possível ter a gestão de qualidade um habito sistêmico e nossos processos seja colocado em prática para que a gente possa perceber isso efetivamente na assistência em saúde de todos os maranhenses”, salientou.

O curso de Pós-Graduação “Especialização em Gestão da Qualidade e Mapeamento de Processos” tem carga horária de 360 horas, está dividido em duas turmas, com aulas quinzenais no Polo UNDB no Golden Shopping (Calhau) e está sendo oferecido à 110 colaboradores da EMSERH.