1 de fevereiro de 2023

Lacen/MA apresenta medidas de controle de qualidade e biossegurança para Anvisa

Para otimizar o controle de qualidade e a biossegurança, o Laboratório Central do Maranhão (Lacen/MA), da rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES), recebeu uma equipe da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O objetivo da auditoria foi a verificação das “Boas Práticas para Laboratórios de Controle de Qualidade”.

“Estamos sempre num processo de melhoria constante dos nossos serviços. Nós queremos que as pessoas consigam nos olhar como referência em vigilância laboratorial”, frisou o diretor-geral do Lacen/MA, Lídio Gonçalves Lima Neto.  

A especialista em regulação da Anvisa, Fernanda Maciel Rebelo, destacou que o processo de auditoria e da aproximação da Anvisa com o Laboratório Central do Maranhão é de extrema importância para a agência.  

“Para o Sistema Nacional de Vigilância Sanitária todos os laboratórios que compõem o sistema de saúde são muito importantes, e caminhamos juntos na construção da excelência, na construção de uma saúde só, que é justamente todo mundo dando as mãos, com o objetivo de ampliar o serviço e o acesso à saúde”, reforçou.

Segundo a Anvisa, a norma reúne um conjunto de critérios e requisitos exigidos de laboratórios que realizam ensaios de controle de qualidade. Passaram pela auditoria os setores de Qualidade e Biossegurança; Núcleo de Produtos e Ambientes; Almoxarifado; Núcleo de Humanização e Educação Continuada; e Ouvidoria do Lacen-MA.

Entre os dias 24 e 26 janeiro, participaram das reuniões e visitas técnicas profissionais do Lacen/MA, representantes da Coordenação Geral de Laboratório de Saúde Pública (CGLAB) nacionais e regionais, referência técnica do Lacen/MA na Secretaria Adjunta de Assistência à Saúde (SAAS), representante da auditora da Secretaria de Estado da Saúde (SES), bem como os representantes da Anvisa do Ministério da Saúde. O resultado da auditoria tem uma previsão de 30 dias para a conclusão.

A encarregada do Núcleo de Análise de Produtos e Ambiente, e Engenheira Ambiental, Alessandra Azevedo destacou a importância da auditoria no setor. “Nosso interesse enquanto equipe técnica é sempre buscar a excelência. Através de nosso Sistema de Gestão de Qualidade, possuímos um corpo técnico bem qualificado, visto que nossos serviços impactam no diagnóstico, bem como nas ações de Vigilância. E por sermos um Laboratório de Saúde Pública de referência é que necessitamos dessas ações constantes”, conclui a engenheira ambiental.

Para a supervisora do Sistema da Qualidade e Biossegurança, Lorena Oliveira, a ação assegura a continuidade da qualidade dentro do Laboratório de referência do Estado que é o Lacen. “Também para instruir nossos passos em 2023, e apontar o que precisa ser melhorado e assim vamos realizando. É muito importante para nosso crescimento, na nossa gestão de qualidade dentro do laboratório. E também pelas orientações, as atualizações de normas e parceria com os envolvidos nesse processo”, destacou a supervisora.

Vanessa Karinne Selares Ribeiro Ferreira