25 de maio de 2022

Lacen comemora 103 anos de fundação com ação para colaboradores

O Laboratório Central de Saúde Pública do Maranhão (Lacen-MA) completou na última sexta-feira, 20, 103 anos de fundação e para comemorar a data ofereceu momentos terapêuticos e de bem-estar a seus servidores.

“O Laboratório Central de Saúde Pública do Maranhão comemora 103 anos de funcionamento. É considerado uma das mais profícuas e respeitáveis instituições do país e referência estadual quanto à investigação diagnóstica de agravos, verificação da qualidade de produtos, análises de riscos epidemiológicos, sanitários e ambientais e da saúde do trabalhador. O Lacen é importante e indispensável para o Estado. Todos os colaboradores que fazem parte do corpo desta instituição estão de parabéns pelo desempenho e execução de um trabalho de excelência, que beneficia toda a população do Maranhão”, declarou a diretora geral do Lacen, Anna Karla Garreto.

O diretor administrativo da unidade relembra que inicialmente o propósito do Lacen era a fabricação de sorovacinas. “Hoje, o Lacen se destaca por executar exames de média e alta complexidade, como acompanhamos nesses últimos dois anos quando fomos surpreendidos com a pandemia do novo coronavírus”, frisou Kaique Bruno Sousa Oliveira, diretor administrativo do Lacen.

A programação comemorativa da data incluiu coffee break, massagens, distribuição de bottons alusivos aos 103 anos. “Resolvemos presentear nossos colaboradores com uma semana de bem-estar em parceria com a FisioEda, realizando práticas de Shiatzu e uma manhã de confraternização com alimentos saudáveis”, disse Kaique Oliveira

LACEN

Atualmente, o Lacen é o laboratório referência no estado do Maranhão. Com abrangência nos 217 municípios do Maranhão, o Laboratório Central possui equipamentos de alta tecnologia, além de profissionais capacitados na realização de análises de média e alta complexidade.

A unidade auxilia no reconhecimento de dengue, zika vírus, chikungunya, leptospirose, leishmaniose canina e humana, doença de chagas, coqueluche, difteria, tuberculose, hanseníase, HIV, herpes, hepatites A, B e C, assim como influenza, rotavírus, sífilis e rubéola congênita.

Daucyana Castro