23 de janeiro de 2023

Janeiro Branco: Profissionais do Lacen e da Policlínica Diamante participam de palestra sobre Saúde Mental

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), promoveu, na Policlínica Diamante e no Laboratório Central do Maranhão (LACEN), uma ação voltada para a campanha do Janeiro Branco, que chama atenção para os cuidados com a saúde mental. Entre as atividades, que aconteceram nesta quinta-feira (19), estiveram dinâmicas e palestras sobre relacionamentos, psicoterapia e a importância da atividade física.

A primeira palestra foi concedida pela psicóloga Aline de Oliveira e ela reforçou a importância da psicoterapia. “Por vezes, nós não temos alguém de referência, ali, que a gente possa realmente confiar em falar sobre o que a gente sente sem julgamentos. É preciso refletir, entrar em contato com profissionais da saúde e pedir ajuda”, contou. 

A palestra abordou também assuntos como relacionamentos e a importância da promoção, construção, proteção, fortalecimento e disseminação da cultura de saúde mental. “É até interessante aproveitar o início do ano para incentivar as pessoas a pensarem a respeito de suas vidas, dos seus relacionamentos, sobre o que andam fazendo para investir na saúde mental”, completou a psicóloga.

Na sequência, houve a palestra com o educador físico Fábio Gonçalves, sobre “Atividade Física e Saúde Mental”. Ele também tratou sobre a importância da atividade física dentro do contexto da saúde mental. E finalizando a programação, houve uma Roda de Conversa com a psicóloga Raíssa Palhano. 

“Para mim é sempre um imenso prazer falar sobre saúde mental, conversar, entender o universo das pessoas. É importante a pessoa se sentir à vontade para compartilhar a sua experiência, escutar, valorizar e respeitar aquilo que o outro fala e estar sempre pronto para ajudar”, ressaltou a psicóloga que realizou uma dinâmica entre os participantes para melhor discorrer sobre o tema, Saúde Mental.

Os profissionais que participaram da programação também receberam um material educativo com ‘Dicas para equilibrar a vida’, com abordagens sobre amor, respeito, saúde mental, medo, mau humor, tristeza, angústia e ansiedade, entre outros.

Eduardo Ericeira