4 de agosto de 2017

Internos da UPR do Olho d’Água são certificados no Enem

Cinco dos seis internos aprovados no ENEM 2016 em saula de aula.
Fotos: Clayton Monteles

O Governo do Estado está investindo na educação de presos de Justiça. Seis internos da Unidade Prisional de Ressocialização (UPR) do Olho d’Água foram aprovados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) por alcançarem a meta mínima de 450 pontos. A prova para as Pessoas Privadas de Liberdade (PPL) aconteceu durante os dias 13 e 14 de dezembro de 2016, com o objetivo de certificar aqueles que desejassem concluir o Ensino Médio ou ingressar no ensino superior. A meta do Governo do Estado é aumentar o número de detentos aprovados no Enem deste ano.

O Exame, que ocorre a cada ano em todos os estados, foi aplicado na UPR do Olho d’Água, no ano passado, por meio da adesão feita pelo estabelecimento penal e com a inscrição dos internos interessados. Esse processo foi colocado em prática por meio da política de educação nas unidades prisionais do Maranhão, promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap).

“Os investimentos da gestão estadual na promoção de ações de educação nos presídios têm sido uma constante e os números provam isso. Só em 2016, registramos um aumento de 185% no número de internos inscritos no Enem, percentual que mostra o quanto os custodiados locais estão sendo beneficiados pelo Governo do Estado”, afirmou o secretário de Estado de Administração Penitenciária, Murilo Andrade de Oliveira.

Atualmente, são 22 salas de aulas instaladas nas unidades prisionais da Região Metropolitana de São Luís e 23 salas no interior do estado, com 1.124 detentos estão matriculados. A grade curricular é composta com todas as disciplinas do ensino fundamental e médio. O método de aprendizagem segue a rotina convencional com transmissão de conteúdo e distribuição de livros didáticos.

“Fizemos o acompanhamento desses internos desde o momento em que a unidade prisional fez a adesão, até a entrega das certificações. Foi um processo longo, marcado por encontros em salas de aula, debates, troca de conhecimentos; agora demonstrado pela aprovação desses custodiados e, consequentemente, pelo compromisso de todos neste processo”, destacou o especialista em Pedagogia da Seap, Cleuto Machado.

Aprovados

A aprovação dos internos foi possível por meio do esforço da Supervisão de Educação da Seap, setor coordenado pela Secretaria Adjunta de Atendimento e Humanização Penitenciária (SAAHP). A realidade era completamente diferente em 2014, quando os internos do sistema prisional maranhense protagonizavam rebeliões. Agora, eles assumem que a mudança os incentivou a estudar.

Interno da UPR do Olho d’Água exibe com orgulho sua certificação do Ensino Médio. Fotos: Clayton Monteles

“Confesso que não fazia parte dos meus planos ingressar em uma universidade, achava que eu realmente não tinha capacidade. Mas, ao frequentar a escola da unidade, e também com o incentivo e o estímulo dados pelos professores, que nos respeitam bastante e fazem o seu trabalho sem nenhum preconceito, acabei mudando de ideia”, informou o interno de 49 anos, um dos aprovados no Enem 2016.

Um interno da UPR do Olho d’Água, de 27 anos, autor de dois livros escritos dentro do cárcere, é um dos exemplos de persistência, desde o início da nova gestão estadual, em 2015. “Eu já tinha feito a prova duas vezes e consegui uma boa nota, graças ao apoio dos professores da unidade e da minha família”, destacou o detento aprovado no certame do ano passado.

Os internos que alcançaram a meta no Enem 2016 foram submetidos as quatro áreas de conhecimento, mais a redação. Com essa certificação do ensino médio, cada um dos detentos poderá dar continuidade aos estudos em nível de graduação em universidades. No fim deste ano, quando as provas são aplicadas nas unidades prisionais, a meta do Governo do Estado é aumentar ainda mais o número de inscritos e aprovados.

Powered by WPeMatico

Daucyana Castro