4 de abril de 2018

Instituto AOCP convoca candidatos classificados no concurso EMSERH

 

(Foto: Márcio Sampaio)

O Instituto AOCP realizará, neste sábado (7) e domingo (8), a perícia médica e a verificação da autodeclaração como pessoa preta ou parda dos candidatos classificados para o concurso público da Secretaria de Estado da Saúde (SES). O certame visa o preenchimento de mil vagas do quadro efetivo da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh).

“A etapa será composta de avaliação fenotípica dos candidatos inscritos nas cotas para negros e perícia médica”, explicou Vanderley Ramos, presidente da Emserh.

Para os cargos administrativos, a verificação fenotípica será realizada, neste sábado (7), às 9h, no Colégio Estadual Benedito Leite, localizado na Praça Antônio Lobo, no Centro de São Luís. Já os candidatos convocados para a perícia médica deverão comparecer, neste sábado (7), às 13h, ao Colégio Universitário (Colun), na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), no Bacanga.

Os candidatos da área médica realizarão a verificação fenotípica, neste sábado (7), às 10h, no Colégio Estadual Benedito Leite, localizado na Praça Antônio Lobo. A perícia médica ocorrerá, na mesma data, às 14h, no Colégio Universitário (Colun), na Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Para os candidatos da área assistencial, a verificação fenotípica será neste sábado (7) e domingo (8), das 10h às 17h e das 8h às 16h, no Colégio Estadual Benedito Leite, localizado na Praça Antônio Lobo, conforme cronograma divulgado no edital de convocação. Já a perícia médica será aplicada também no final de semana, sendo sábado das 13h às 17h, e no domingo das 8h às 16h, no Colégio Universitário (Colun), na Universidade Federal do Maranhão.

Os candidatos deverão comparecer aos locais da perícia médica e a verificação da autodeclaração com antecedência mínima de 30 minutos do horário de chegada, munidos de documento de identidade original e laudo médico que ateste a espécie, o grau ou o nível de deficiência, com expressa referência ao Código Internacional de Doença (CID), assim como a provável causa da deficiência.

De acordo com o edital, os candidatos que se autodeclararam negros, pretos ou partos serão submetidos a comprovação da informação durante esta segunda fase. Para verificar se a auto declaração é verdadeira, uma comissão vai considerar os ‘aspectos fenotípicos do candidato, os quais serão verificados obrigatoriamente com a presença in loco.

Resultado

O resultado preliminar da perícia e verificação fenotípica será divulgado no dia 11 e o período para a interposição de recursos vai de 12 a 13. O resultado final desta fase será divulgado no dia 17 de abril, mesma data da convocação dos candidatos aprovados para a prova de títulos, quando deverão apresentar os diplomas de doutorado, mestrado, especialização, produção cientifica ou aperfeiçoamento – com pontuação que varia de 0.3 a 3.10.

Para os candidatos classificados para os cargos de nível médio, será considerada apenas a experiência profissional. Por cada ano de experiência, o candidato terá um ponto. O Concurso Emserh é válido por dois anos, contado a partir da data de homologação do resultado final do certame, podendo ser prorrogado, uma única vez, por igual período, por conveniência administrativa. Os salários variam de R$ 1.000 até R$ 7.425,31 para nível médio e superior.

Fonte: Secretaria de Estado da Saúde (SES)

Daucyana Castro