10 de agosto de 2017

Iema de Bacaberia sedia etapa estadual do Campeonato Juvenil de Robótica

O Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema) sediará, no próximo sábado (12), a Etapa Estadual do Torneio Juvenil de Robótica (TRJ), na sede da unidade plena de Bacabeira. A equipe vencedora terá acesso ao Torneio Nacional Juvenil de Robótica. Na oportunidade, também participam escolas de municípios vizinhos. Esta é a segunda vez que o evento acontece no Maranhão. Na primeira vez, o evento foi realizado na unidade plena do Iema de Pindaré-Mirim, a partir do apoio que o Governo do Estado está dando para esta área.

O reitor do Iema, Jhonatan Almada, ressaltou a importância dos estudantes participarem de eventos que agregam ainda mais conhecimento. “A participação dos estudantes e professores neste torneio é uma diretriz, um eixo estratégico que materializa os projetos e ações liderados pelos professores com a participação dos estudantes. A robótica é uma área de fronteira do conhecimento. Os estudos apontam a robótica como um dos campos que merecem todo o investimento tanto da iniciativa privada quanto do estado. O nosso papel é estimular os estudantes nessas competições e preparar a nossa juventude para essa área de conhecimento”, destacou o secretário.

O Torneio Juvenil de Robótica está dividido em cinco modalidades que vão trabalhar diversos aspectos da programação da robótica. A primeira modalidade será uma ‘viagem ao centro da terra’ – o robô de resgate detecta o objeto e retira-o do ambiente. A outra é ‘dança livre’ – o robô é programado para fazer uma coreografia. A terceira modalidade é ‘cabo de guerra’ – serão duas plataformas e dois robôs, o vencedor é o robô que puxar com mais força. A quarta será o ‘sumô’ – dois robôs estarão em uma arena para brigar. A última modalidade é a de ‘resgate de alto risco’ – o robô entra em dois planos e retira o objeto do segundo plano.

Durante o ano, o Torneio Juvenil de Robótica (TJR) realiza etapas regionais, em que as equipes escolares melhor colocadas nas etapas estaduais concorrem em uma etapa final.

Powered by WPeMatico

Daucyana Castro