6 de maio de 2019

Hospital Regional Materno Infantil de Imperatriz poderá realizar partos na água

O Hospital Regional Materno Infantil de Imperatriz (HRMI) será uma das primeiras maternidades do Maranhão com estrutura para realizar partos na água. A iniciativa de viabilizar esse espaço faz parte das obras de reforma, adequação, ampliação e modernização da maternidade.

Segundo o diretor do hospital, Reginaldo Nascimento, entre as adequações recebidas no prédio está a viabilização da construção do Centro de Parto Normal, que inclui a banheira para o parto na água. “Teremos um espaço com melhores condições de atender as mães que desejam dar à luz naturalmente. Haverá um protocolo para o atendimento e o acompanhamento dessas mulheres”, explicou.

Orçados em, aproximadamente, R$ 9 milhões, e com previsão de entrega para este semestre, os serviços são executados pelo Governo do Estado, por meio das Secretárias de Estado de Saúde (SES) e da Infraestrutura (Sinfra). “Estamos trabalhando firme para garantir o melhor atendimento no HRMI. Por isso, a reforma para que trabalhadores e pacientes tenham um ambiente de trabalho digno”, destacou o secretário de Estado da Infraestrutura, Clayton Noleto.

O espaço recebe intervenções estruturantes e complementa as obras já concluídas, que contemplaram diversos espaços como as enfermarias, alojamento, classificação de risco, lavanderia, almoxarifado, guarita, lixeira, morgue, sala de manutenção e parte administrativa. Os serviços incluíram, também, reparos estruturantes na parte elétrica, hidráulica, piso e telhado.

Obra no Hospital Regional Materno Infantil de Imperatriz. (Foto: Janaína Amorim).

Agora, está em execução o módulo três, que compreende o Cuidado Intermediário Neonatal Convencional (UCINCo), Subestação Elétrica e a construção da caixa d’água com cisterna. “A gente está entregando o módulo dois, que conta com três salas de cirurgia, quatro quartos para o parto normal e está em execução o módulo 3. O diferencial é que teremos estrutura para um parto muito mais humanizado”, detalhou a gerente da construtora, Patrícia Bandrini.

Para a pediatra Patrícia Soares, a estrutura vai proporcionar um impacto positivo no atendimento das mães e dos recém-nascidos. “Para nossa região, que atende 42 municípios, essa reforma vai proporcionar o melhor acolhimento das mães e recém-nascidos, promovendo a humanização no parto”.

Pediatra Patrícia Soares disse que a nova estrutura do Hospital proporciona um impacto positivo no atendimento das mães e dos recém-nascidos. (Foto: Janaína Amorim).

O HRMI realiza, hoje, cerca de 700 partos por mês e graças as obras entregues e em andamento possui uma das estruturas mais modernas do Maranhão, garantindo qualidade no atendimento durante o pré-natal, parto e pós-parto