14 de junho de 2019

Hospital Regional Materno Infantil de Imperatriz oferece pré-natal noturno

Atendimento noturno no Materno Infantil de Imperatriz (Foto: Divulgação).

O Governo do Maranhão deu início a mais um conjunto de medidas para o fortalecimento da assistência ao pré-natal na Região Tocantina. Grávidas passam a contar com o atendimento noturno, das 18h até meia-noite, no Hospital Regional Materno Infantil (HRMI) de Imperatriz.

O novo serviço beneficia mulheres de 43 municípios da Região Tocantina, que abrange regiões de saúde de Imperatriz, Balsas, Açailândia e Barra do Corda. O HRMI garante atendimento, inclusive, para casos de alto risco. Por mês, o hospital realiza cerca de 700 pré-natais.

A diretora-geral do Hospital Regional Materno Infantil de Imperatriz, Tassiana Miranda, explica que o pré-natal noturno é mais uma estratégia para garantir os cuidados necessários da própria gestante, do parceiro ou da parceira, assim como da família. A adesão das mulheres ao pré-natal é essencial para redução da mortalidade materna e neonatal.

“Com o pré-natal noturno garantimos a adesão da mulher e da pessoa que realiza o acompanhamento. Todos os envolvidos passarão pela assistência materna que só se encerrará no final da gravidez. Assim, o período noturno é uma alternativa no sentido de alcançar o máximo de futuras mães, fortalecendo vínculos e a prevenção da mortalidade materna e neonatal”, disse Tassiana Miranda.

Atendimento

O Hospital Regional Materno Infantil de Imperatriz iniciou, nesta segunda-feira (10), o atendimento do pré-natal noturno na unidade. Sete gestantes foram atendidas no primeiro dia de funcionamento com horário estendido.

Jhulie Helena Freitas Lira, que está no primeiro mês de gestação, trabalha em período integral. Com o pré-natal noturno, a gestante encontrou uma alternativa para assistência em saúde. “A oferta de atendimento de pré-natal no turno da noite me auxiliou, pois trabalho em turno integral. Ficou bem mais cômodo, facilitando para mim e diversas outras mães que também têm seus compromissos e afazeres durante o dia”, disse.

Para a enfermeira Josemara Marques, que compõe a equipe do pré-natal noturno do HRMI, o atendimento visa a melhoria da qualidade do pré-natal. “Todas mencionaram problemáticas que impediam o acompanhamento médico nos horários convencionais.  Agora elas podem fazer o acompanhamento completo com a garantia de que serão bem assistidas”, disse. Para Luciana Santos Sousa, o horário diferenciado é vantajoso àqueles que trabalham o dia todo. “Eu sou operadora de caixa em um supermercado. Com o pré-natal noturno tudo se torna mais fácil. As pessoas que me atenderam estão de parabéns”, destacou.

“Todo o acompanhamento que deram à minha esposa foi muito bom. Agora fico mais tranquilo de poder deixar o trabalho para acompanhá-la, sem que isso me prejudique”, disse Jakson Sousa, esposo de Luciana Santos.

Agendamento

O agendamento da consulta do pré-natal é realizado na recepção do Hospital Regional Materno Infantil de Imperatriz, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou pelo telefone (99) 3525-4518. A unidade funciona na Rua Coriolano Milhomen, nº 42- Centro.