28 de agosto de 2020

Hospital Regional de Timbiras realiza cirurgia de alta complexidade e muda vida da paciente

Por Daucyana Castro

O Hospital Regional de Timbiras realizou uma cirurgia de revascularização de membro inferior, considerada de alta complexidade. A realização de revascularização é indicada para casos em que há riscos de amputação devido à baixa irrigação sanguínea. A assistência beneficiou a paciente Maria Novais da Silva, de 62 anos, do município de Caxias. A paciente apresentava graves problemas circulatórios, dores agudas e estava sob o risco iminente de amputação.

O cirurgião vascular da unidade, Laurino Brito Fernandes Neto, explicou que a cirurgia mudou o curso da vida da paciente. “Ela veio encaminhada de outro município com quadro de isquemia crítica de membro inferior, com dor aguda e que não cedia nem com uso de morfina. Caso não tivéssemos conseguido restabelecer a circulação, ela teria que amputar o membro a nível de coxa. Mas a nossa equipe capacitada do hospital realizou a cirurgia e resolveu o problema da paciente”, comemorou o médico.

Para o diretor do Hospital Regional de Timbiras, Antonio de Pádua Costa Braúna, a unidade de saúde tem cumprido bem o seu papel de prestar um atendimento com qualidade para a comunidade do município e entorno. Em breve, o hospital deve começar a realizar outros procedimentos de alta complexidade, como cirurgias bariátricas, de tireóide e adenóide.

“Precisamos gerir o hospital da melhor maneira possível, visando sempre o melhor para os nossos usuários. Esta foi apenas uma de muitas cirurgias que vamos realizar em nossa unidade. Temos um lema que é: Compromisso e Ação. Temos uma das melhores equipes de cirurgiões do Maranhão e tenho muito orgulho de fazer parte desta equipe. Somos uma grande família para atender outras famílias”, destacou Antonio Braúna.

Dona Maria aguarda agora o momento da tão esperada alta, para começar uma vida nova. “Eu estava precisando muito dessa cirurgia, que é muito cara, eu não tinha condições de fazer. Graças a Deus, eu estou bem e fui muito bem acolhida aqui no hospital, desde a merenda até os enfermeiros e médicos. Estou muito satisfeita”, analisou a paciente.

O Hospital Regional de Timbiras foi inaugurado há sete anos e integra a rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES). A unidade de saúde é gerenciada pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh).