4 de abril de 2023

Hospital Regional de Santa Luzia do Paruá realiza campanha de doação de sangue

O Hospital Regional de Santa Luzia do Paruá, vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (SES), convocou a população local e dos município da região para contribuir na campanha de doação de sangue. A ação ajudou a melhorar o estoque de bolsas de sangue do hemonúcleo de Pinheiro. No ano passado, a campanha resultou na coleta de 69 bolsas de sangue. A estimativa para 2023 é de coletar pelo menos 100 bolsas de sangue.

“Somos uma unidade de saúde que utiliza bastante hemocomponentes, por isso esta campanha é vital para reforçar a importância de nunca faltar este suprimento para a nossa unidade e para as demais unidades de saúde do Estado do Maranhão”, pontuou a diretora administrativa do Hospital de Santa Luzia do Paruá, Larissa Holanda.

Além da população de Santa Luzia do Paruá e de municípios vizinhos, profissionais que trabalham na unidade de saúde administrada pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH) se juntaram a esta corrente de solidariedade. “Estou aqui dando a minha parcela de contribuição por entender a importância de doar sangue, para ajudar um grande número de pessoas que está necessitando e também aquelas que possam vir a necessitar”, reforçou a técnica em enfermagem Raimunda Cleude Martins Cantanhede.

O almoxarife Francisco Oliveira, de 19 anos, destacou a necessidade de doar sangue. “É muito importante porque a doação de sangue é um meio de compartilhar a vida com os demais, precisamos sempre pensar em ajudar o próximo. Fico até com a consciência tranquila de estar fazendo uma boa ação para a comunidade em geral. Doar é um ato de amor!”, frisou.

“Estou realizando um sonho! Desde os 21 anos de idade tenho vontade de doar, mas por morar em um povoado longe e sem locomoção ficava complicado. Hoje, finalmente, 20 anos depois, aos 41 anos consegui e estou muito orgulhoso”, disse o pescador João Alves da Silva.

Eduardo Ericeira