25 de junho de 2021

Hospital Regional de Santa Luzia do Paruá completa um ano de enfrentamento à pandemia na Região do Alto Turi

fotos: SES/Márcio Sampaio

O Hospital Regional de Santa Luzia do Paruá completa, nestes dias, um ano de funcionamento. A unidade, que integra a rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES), foi entregue pelo Governo do Maranhão para garantir o atendimento a pessoas diagnosticadas com a Covid-19, além de oferecer assistência especializada, com cirurgias e outros serviços que beneficiam a população da Região do Alto Turi.

Para ratificar a importância da unidade, que é um dos marcos da gestão do governador Flávio Dino no enfrentamento à pandemia, o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, esteve nesta sexta-feira (25) na região visitando o hospital e acompanhando os atendimentos. 

fotos: SES/Márcio Sampaio

“Um hospital não se faz apenas com tijolos, mas também com coração e, sobretudo, com as mãos de muitos que aqui trabalham. Essa unidade é fundamental no combate à Covid-19 e tem salvado muitas vidas, mas, além disso, ficará como legado da gestão para a região, que já conta com serviços que antes não dispunha. Hoje, comemoramos não só números positivos de atendimentos, mas as muitas vidas que esses números representam”, disse o secretário Carlos Lula.

Entre os atendimentos, a unidade garantiu 834 internações, sendo quase 500 delas de pacientes com a Covid-19, além de 673 cirurgias oftalmológicas, 39.595 exames laboratoriais e 320 cirurgias eletivas. Em um ano de atividade, o Hospital de Santa Luzia do Paruá também registrou 1.444 atendimentos ambulatoriais, além de exames especializados como de radiologia e tomografia computadorizada.

O hospital dispõe de 30 leitos clínicos e 10 de UTI, sendo 15 clínicos e 5 de UTI exclusivos para pacientes com a Covid-19. A unidade é referência para os municípios que compõem a Região do Alto Turi e oferece atendimento também às quase 300 mil pessoas das 13 cidades que fazem parte da Regional de Saúde de Zé Doca.

fotos: SES/Márcio Sampaio

O presidente da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh), Marcos Grande, também acompanhou a visita à unidade. “A principal característica da gestão do governador Flávio Dino é a descentralização da oferta de serviços em saúde, estratégia que tem sido determinante para o bom enfrentamento que temos realizado à Covid-19, sem deixar de ofertar outros exames e atendimentos à população”, destacou.

As bênçãos de um padre e um pastor da região aos pacientes e funcionários da unidade marcaram a celebração de um ano do hospital. 

A diretora administrativa da unidade, Larissa de Holanda, comentou que o hospital é a expressão do trabalho conjunto de todos. “Estar à frente da unidade hoje para mim é uma honra. Agradeço a todos os funcionários, pois sem eles não teríamos salvo tantas vidas”, afirmou. 

fotos: SES/Márcio Sampaio
fotos: SES/Márcio Sampaio

Para a cozinheira chefe do hospital, Vânia da Silva, que atua na unidade há dois meses, o espaço é esperança de vida e sustento para quem precisa. “Todo mundo que trabalha aqui pode dizer como o hospital se transformou em esperança para quem vem em busca de tratamento”, compartilhou. 

Natural de Governador Nunes Freire, localizado a uma hora de distância de Santa Luzia do Paruá, a paciente Rosário Lima, de 38 anos, disse que antes do hospital funcionar precisava ir a Pinheiro buscar atendimento. “O atendimento é excelente. Desde a recepção até os médicos. Hoje eu vim aqui fazer uma tomografia. É a segunda vez que estou vindo e só tenho elogios”, contou o paciente.

FONTE: SES/MA

Eduardo Ericeira

POSTAGENS

RECENTES


Governo disponibiliza drive-thru de testagem para a Covid-19 a partir de segunda-feira (4)

Por Daucyana Castro O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), vai disponibilizar, a partir [...]

Governo reduz espera de maranhenses por procedimentos oftalmológicos com o Programa Mais Cirurgias

Com o Programa Mais Cirurgias, o Governo do Estado tem ampliado a oferta de procedimentos oftalmológicos pelo Maranhão e, assim, [...]

UPA de Paço do Lumiar celebra dois anos de funcionamento com mais de 200 mil atendimentos

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Paço do Lumiar completou, em 23 de junho, dois anos de funcionamento, contabilizando [...]