7 de junho de 2023

Hospital Regional de Lago da Pedra completa três anos e contabiliza quase 300 mil atendimentos à população

Por Samir Aranha

O Hospital Regional Dr. Rubens Jorge, localizado no município de Lago da Pedra, completa, nesta quinta-feira (8), três anos de funcionamento. A unidade pública de referência na região do Pindaré integra a rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e é administrada pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh).

Para a diretora-geral da instituição, Solange Vieira da Cruz Bispo, a data marca, além da comemoração, o sentimento de dever cumprido. “No nosso aniversário, lembramos com carinho de todo o caminho já percorrido, bem como dos muitos desafios diários, na certeza que estamos no rumo certo, com uma equipe engajada e motivada em possibilitar a efetivação da saúde pública à população maranhense”, destacou.

Inicialmente destinada ao atendimento em meio à pandemia do Covid-19, a unidade foi, ao longo do tempo, ampliando a oferta de serviços de exames, consultas e cirurgias, atendendo a mais de 10 municípios circunvizinhos, tendo contabilizado, até maio de 2023, exatos 293.004 atendimentos.

Atualmente, o hospital dispõe de 64 leitos, sendo 32 de clínica médica, 22 de clínica cirúrgica, 5 leitos de UTI cirúrgica e 5 leitos de UTI geral, além de um quadro de 280 profissionais.

Entre os serviços mais demandados pela população estão os exames laboratoriais, as consultas especializadas e o setor de cirurgia-geral. Somente entre janeiro e maio de 2023, a unidade já realizou 43.444 atendimentos, sendo 800 cirurgias e 7731 diagnósticos por tomografia.

Entre as especialidades médicas, destacam-se os serviços de Cardiologia, Urologia e Ginecologia como os mais demandados, sendo responsáveis por mais da metade das consultas médicas na Unidade.

Vanessa Karinne Selares Ribeiro Ferreira